Desenvolvimento de Ponta Grossa estimula a contratação de profissionais

 Emílio Morschel: o setor de serviços terceirizáveis é um fenômeno consolidado
Emílio Morschel: o setor de serviços terceirizáveis é um fenômeno consolidado

O crescimento da região dos Campos Gerais, em especial de Ponta Grossa, com a chegada de novas indústrias e o investimento do mercado gera uma busca por profissionais de todos os níveis. Assim como em outras cidades do Brasil, uma das opções que os empresários procuram é a terceirização dos serviços, através da contratação de uma consultoria de Recursos Humanos. Com experiência de 20 anos na gestão de pessoas e serviços, a NOSSA RH tem filial em Ponta Grossa há 15 anos e atende a algumas das empresas locais. Segundo o diretor da empresa, mas que ainda gera questionamentos. “Há alguns mitos que são pulverizados, o que reforça este desconhecimento da importância da terceirização para o país, o principal deles diz respeito à terceirização ser uma das grandes causas dos males trabalhistas no Brasil. São 32,5 mil empresas que atuam no Brasil neste setor e, juntas, empregam ao mês 1,4 milhão de trabalhadores, podendo chegar a 10,5 milhões ao ano”, afirma.

Cliente da NOSSA RH em Ponta Grossa, o executivo da LP Brasil OSB Indústria e Comércio, Celso Eloi Chaves, ressalta que o aumento das empresas na região demanda o recrutamento de mais funcionários. “Utilizamos a nossa parceria com a NOSSA RH em diversas áreas, inclusive na terceirização. Ponta Grossa sempre teve vocação ao desenvolvimento, pois recebe muito bem as empresas e todos os reflexos advindos dessas instalações. Precisamos de apoio às empresas porque há bastante oportunidade de crescimento”, diz.

Segundo Morschel, a realidade da terceirização é irreversível pelo fato do país precisar dessa força de trabalho para manter o seu nível de crescimento e poder competir em nível mundial. A terceirização, por vezes, é associada à informalidade o que gera insegurança no empresariado. Morschel esclarece que as empresas sérias contratam os profissionais com base na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), arrecadando todos os tributos e contribuições previdenciárias. “As vantagens ao empresário são inúmeras, como o foco da organização em seu core business, maior agilidade, diminuição dos passivos trabalhistas, equipe qualificada, redução de turnover, aumento da produtividade e lucratividade e maior especialização. Se um funcionário falta por doença ou há férias, nós nos preocupamos em substituí-lo, somos os responsáveis por resolver qualquer situação que o envolva, tirando esse ônus das empresas”, diz.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *