Empresas investem em ações sustentáveis

sustentabilidade1Diversas empresas estão se preocupando cada vez mais com questões sustentáveis. O que antes parecia ser realidade somente para grandes corporações, hoje tem se disseminado para empresas menores. Isso favorece, não somente, o estabelecimento que ganha com o menor desperdício, mas também o planeta que sofre menos com as ações invasivas do homem. Estudos realizados no Brasil, feitos com empresa de diversas áreas, apontaram que 69% das companhias estão dispostas a integrar ações sustentáveis em seus planos estratégicos. Esse resultado é considerado mais do que positivo, pois mostra que iniciativas como estas têm crescido consideravelmente e já é considerada uma tendência no mercado.

“Questões relacionadas à integração de iniciativas sustentáveis em empresas, têm aumentado muito nos últimos anos. Uma seleção criteriosa de fornecedores, criação de politicas de segurança, preocupação com a saúde e meio ambiente, destinação correta de resíduos e criação de projetos sustentáveis são apenas algumas das ações que as empresas estão tomando, visando colaborar com o planeta e com a própria instituição”, diz Tatyane Gomes, sócia proprietária da Perfecto Assessoria em Gestão Empresarial.

Seja por meios voluntários ou externos, o fato é que lidar com questões sustentáveis tem se tornado algo cada vez mais presente na rotina de grandes, médias e pequenas empresas. “A sustentabilidade é algo que já faz parte da nossa realidade. Fazer a separação do lixo e incentivar o uso de papeis usados como rascunho, por exemplo, é apenas uma das medidas mais práticas e mais usadas pelas empresas .  Atitudes como esta representa um grande passo, tanto para o planeta quanto para a empresa”, acrescenta Gomes.

Sendo considerada uma das bases para o futuro, a sustentabilidade já tem trazido resultados comprovados e muito positivos para o bem comum. Por exemplo, a diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa, a redução do desmatamento, e a menor poluição de rios e nascentes. Por isso, medidas sustentáveis já são tidas pelos os especialistas como algo inerente ao presente e ao futuro que já chegou.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *