Brasileiro é empreendedor e criativo, mas investe pouco em inovação

Para José Dornellas, A inovação é o diferencial para a competitividade no mercado interno e externo.
Para José Dornellas, a inovação é o diferencial para a competitividade no mercado interno e externo.

“A falta de inovação é o grande gargalo no sistema de empreendedorismo no Brasil. Se não apostarmos na inovação, não teremos competividade”.  A afirmação é do especialista no assunto, consultor e autor de 17 livros na área, José Dornelas, durante palestra realizada para alunos das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep e que fez parte do lançamento do projeto Educação Empreendedora. A iniciativa em parceria com o Sebrae vai incentivar, por meio de diversas ações, a cultura empreendedora nos alunos da instituição.

“As Faculdades da Indústria buscam a cada ano implementar ações para a construção de uma instituição de ensino superior cada vez melhor e com excelência. O empreendedorismo é um dos assuntos que norteiam os programas das Faculdades e a educação que transmitimos aos nossos alunos, por isso a importância de tratar deste tema, tão importante para o desenvolvimento do país”, afirmou o gerente executivo do IEL no Paraná, Eduardo Vaz, durante a abertura do evento.  Segundo ele, as Faculdades querem aproximar mais a indústria de seus alunos e os alunos da indústria. “Por este motivo, todos os anos, pensamos em temas importantes que possam colaborar com o conhecimento dos estudantes e mostrar a realidade do mercado de trabalho”, afirmou.

O Brasil está entre os três países do mundo que mais empreendem, ficando atrás apenas dos EUA e da China, que ocupa a 1º posição no ranking. Porém, quando o assunto é inovação, ele fica abaixo de outros países. “O brasileiro quer empreender, ser dono do próprio negócio, mas inova muito pouco. Precisamos pensar grande. As pessoas ainda preferem fazer mais do mesmo, ir pelo lado mais fácil”, alertou Dornelas. Muitos investem em franquias, sistema no qual o retorno já está garantido e mapeado. “A criatividade do brasileiro deveria levar a inovação, mas não é o que acontece e isso impacta em diversos setores, inclusive na indústria. Inovar é criar uma novidade e gerar valor. É preciso uma mudança de paradigma no perfil empreendedor. A inovação é o diferencial para a competitividade no mercado interno e externo”, complementou.

Ele deu exemplos de diferenças no ensino do empreendedorismo no Brasil e em outros países como um dos fatores que também influenciam os profissionais. “Aqui os professores ainda dizem que é preciso ter o pé no chão. Nos EUA, por exemplo, os americanos incentivam e acreditam em uma ideia, por mais impossível que ela possa parecer e traçam metas ousadas. Muitos acertam e obtém sucesso. É preciso arriscar mais”, revelou.

O sucesso do empreendedor também está ligado à forma como ele vê o negócio. “Não é só o dinheiro que deve importar, mas sim, qual é o valor gerado para a sociedade. Essa é a grande questão. O empreendedor que tem sucesso quer mudar o mundo de formas diferentes, realizar sonhos”.

Dornelas afirmou que empreender é um esporte de risco, no qual poderá se perder muitas partidas, até obter uma vitória. “Empreender não é simples. Não se trata de gostar de algo e correr atrás, mas sim ter conhecimento, buscar oportunidades, entender o ambiente e a sustentabilidade e de que forma esses fatores podem influenciar nos negócios”, disse.

Segundo Dornelas, as características dos empreendedores de sucesso vão além do conhecimento. “Eles são inconformados e desejam mudar o mundo, fazem networking e têm uma boa rede de relacionamentos, identificam janelas de oportunidade e pensam grande”, disse. Para desenvolver uma mentalidade inovadora, é preciso buscar ainda o autoconhecimento, identificar oportunidades no mercado, buscar exemplos de pessoas de sucesso, ter modelos de referência e conhecer o perfil e influência do ambiente. “É necessário tentar, quebrar a cara, fracassar se for preciso, mas nunca deixar de sonhar acordado”, finalizou.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *