Potencial do mercado colombiano atrai calçadistas brasileiros

calçadosA capital colombiana Bogotá recebe, na próxima semana, 13 empresas brasileiras de calçados que irão expor na International Footwear and Leather Show. A feira acontece de 29 de julho a 1º de agosto, no espaço Corfeiras, com visitação estimada em 12 mil pessoas. As empresas brasileiras participam do evento através do Brazilian Footwear, programa de promoção das exportações de calçados, uma parceria entre Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Hoje a Colômbia é o sétimo principal destino das exportações brasileiras de calçados, representando 4,3% do total. Esse percentual corresponde a mais de US$ 22,5 milhões para 3,5 milhões de pares embarcados no primeiro semestre de 2014. “A Colômbia é um mercado aberto para os nossos calçados. A moda brasileira é referência e a percepção de produto é muito positiva”, comentou Maria Patrícia Freitas, analista de Promoção Comercial da Abicalçados. Na comparação do acumulado no primeiro semestre em 2013 e 2014, o País apresentou um aumento de 22,2% em dólares e 5,2% em volume de pares.

O cenário positivo atraiu a Kidy, marca de calçados infantis, de Birigui/SP, a expor na feira pela primeira vez. “Apesar de ainda não trabalharmos o mercado colombiano, entendemos o potencial e queremos posicionar a marca como a melhor opção de calçados infantis das américas”, contou Rodrigo Nunes, gerente de Comércio Exterior da empresa.

Outra empresa que estará expondo na IFLS é a Dakota, de Nova Petrópolis/RS. A empresa gaúcha já participa da feira há três anos, pois identifica muito potencial no evento, especialmente como hub para outros mercados da América do Sul. “A feira é muito importante para nós, não apenas pelo mercado local, mas também pelos compradores de países vizinhos que vêm em busca de novidades”, disse Nélci Schildt, gerente de Exportação da empresa, que leva também a marca Tanara para mostra.

Além de Kidy e Dakota, participam da IFLS as marcas Pampili, Pegada, Amazonas Sandals, Beira Rio (Vizzano, Moleca, Molekinha, Modare), Grendha (Rider, Cartago, Ipanema, Zaxy, Grendene Kids), Klin, Sollu, Malu, Anatomic & Co, Usaflex, e Ferracini 24h. Esta edição da feira apresenta as coleções primavera-verão 2015 de 500 expositores provenientes de Colômbia, Brasil, Equador, Espanha, México e Portugal.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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