Potencial do mercado colombiano atrai calçadistas brasileiros
A capital colombiana Bogotá recebe, na próxima semana, 13 empresas brasileiras de calçados que irão expor na International Footwear and Leather Show. A feira acontece de 29 de julho a 1º de agosto, no espaço Corfeiras, com visitação estimada em 12 mil pessoas. As empresas brasileiras participam do evento através do Brazilian Footwear, programa de promoção das exportações de calçados, uma parceria entre Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Hoje a Colômbia é o sétimo principal destino das exportações brasileiras de calçados, representando 4,3% do total. Esse percentual corresponde a mais de US$ 22,5 milhões para 3,5 milhões de pares embarcados no primeiro semestre de 2014. “A Colômbia é um mercado aberto para os nossos calçados. A moda brasileira é referência e a percepção de produto é muito positiva”, comentou Maria Patrícia Freitas, analista de Promoção Comercial da Abicalçados. Na comparação do acumulado no primeiro semestre em 2013 e 2014, o País apresentou um aumento de 22,2% em dólares e 5,2% em volume de pares.
O cenário positivo atraiu a Kidy, marca de calçados infantis, de Birigui/SP, a expor na feira pela primeira vez. “Apesar de ainda não trabalharmos o mercado colombiano, entendemos o potencial e queremos posicionar a marca como a melhor opção de calçados infantis das américas”, contou Rodrigo Nunes, gerente de Comércio Exterior da empresa.
Outra empresa que estará expondo na IFLS é a Dakota, de Nova Petrópolis/RS. A empresa gaúcha já participa da feira há três anos, pois identifica muito potencial no evento, especialmente como hub para outros mercados da América do Sul. “A feira é muito importante para nós, não apenas pelo mercado local, mas também pelos compradores de países vizinhos que vêm em busca de novidades”, disse Nélci Schildt, gerente de Exportação da empresa, que leva também a marca Tanara para mostra.
Além de Kidy e Dakota, participam da IFLS as marcas Pampili, Pegada, Amazonas Sandals, Beira Rio (Vizzano, Moleca, Molekinha, Modare), Grendha (Rider, Cartago, Ipanema, Zaxy, Grendene Kids), Klin, Sollu, Malu, Anatomic & Co, Usaflex, e Ferracini 24h. Esta edição da feira apresenta as coleções primavera-verão 2015 de 500 expositores provenientes de Colômbia, Brasil, Equador, Espanha, México e Portugal.