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Faturamento em alta das franquias não impede que empresários saibam escolher bem o ponto comercial

ponto comercialO mercado de franquias não vê motivos para crise e continua faturando alto. Só no primeiro semestre do ano, o faturamento das 115 mil lojas franqueadas que operam em todo o País somou R$ 336 bilhões, ou 3,4 acima do verificado em igual período do ano passado.
Só para se ter uma ideia, a cada dia são abertas 36 franquias no Brasil. O Paraná é o terceiro estado com maior número de empresas franqueadoras, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os cinco setores mais demandados são saúde e beleza, alimentação fast-food, alimentação especializada, vestuário e negócios e serviços. Já o maior número de redes franqueadas pertence ao setor automotivo, com mais de 24 mil lojas.

Para que uma franquia tenha sucesso, a escolha do ponto comercial é fundamental. Neste sentido, alguns itens devem ser observados. Em primeiro lugar, o imóvel deve estar localizado numa região  que tenha o perfil de público que a franquia deseja atingir e que tenha boa movimentação de pessoas.

Também é importante que o empresário quando está escolhendo o imóvel para alugar que preste atenção na visibilidade e acessibilidade do ponto comercial. E antes de fechar o contrato, fazer uma análise da concorrência no local.

Já o preço do aluguel é outro item de extrema importância, pois no começo dos negócios, as finanças costumam ser apertadas.

Por último, o franqueado deve estar atento às questões legais. É que para abrir um estabelecimento é preciso respeitar uma série de leis.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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