You are here
Home > Sem categoria > Equilíbrio empresarial é a chave do sucesso para uma empresa ter lucro

Equilíbrio empresarial é a chave do sucesso para uma empresa ter lucro

equilibrio empresarialPara ter uma gestão eficiente, toda empresa, independente do segmento ou do seu porte, precisa estar em permanente equilíbrio  tanto com o mercado externo quanto internamente. Uma empresa equilibrada tem lucro, alcança estabilidade econômico-financeira e cresce.

Apenas máquinas ou pessoal qualificado não são fatores suficientes para que uma empresa tenha sucesso no mercado atual. Diante da grande concorrência, o empreendedor precisa conhecer diferentes técnicas gerenciais e ter eficientes ferramentas de análise gerencial.

Por exemplo: se o empresário faz um grande investimento na compra de maquinário e contrata mão de obra desqualificada é claro que existirá perda de dinheiro, pois os seus colaboradores não irão tirar o máximo proveito da tecnologia incorporada nestas máquinas. Por outro lado, se o empresário tem um bom programa de qualificação de pessoal, mas não consegue ter uma negociação eficiente com os seus fornecedores de insumos, a empresa terá uma margem de lucro menor ou até mesmo poderá trabalhar com prejuízo, mesmo acreditando que está tendo lucro.

Outro setor que deve estar em permanente equilíbrio é o financeiro. Entretanto, em muitos casos o empresário não consegue negociar com o fornecedor em um período tão longo quanto o seu ciclo de operação.  E o que se vê são empresas fazendo vendas com períodos maiores comparadas à prática usual de mercado, demandando maior disponibilidade de recursos em caixa. Para solucionar a falta de capital de giro, a empresa vai em busca de financiamentos caros junto aos bancos, agravando  ainda mais a sua saúde financeira.

O desenvolvimento de uma empresa também ficará comprometido quando não há um equilíbrio das relações na empresa. Ou seja, novos produtos deixam de ser desenvolvidos, e alguns mercados não são explorados.

Todos estes problemas que são gerados pela falta de equilíbrio, podem levar as empresas à falência, mesmo quando o proprietário tem grande conhecimento do mercado que está atuando.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top