Custo da energia para as indústrias brasileiras é 200% superior ao da China

A conta de energia dos brasileiros já teve reajuste na última semana e novo aumento deve ser anunciado pelo Governo Federal até agosto deste ano. Em Santa Catarina a Celesc repassou 24,8% de aumento autorizado pela Aneel, devido a alguns fatores como, por exemplo, a compra de carga extra para complementar as demandas do mercado. “Problema na matriz energética brasileira. Não podemos mais operar o sistema elétrico nacional sem a utilização de termoelétricas”, afirmou Luis Fernando Vianna, presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
O custo da energia para a indústria no Brasil, hoje, é superior 200% ao da China e com matriz energética menos eficiente, segundo dados da FIRJAN, trazidos por Walfrido Avila, Presidente da Trade Energy. “No entanto, a energia ainda é vista muito como a guerra fiscal, todo mundo fala sobre ela, mas ninguém resolve. Em 2015 ainda não temos segurança para dizer qual o nível tarifário, isso gera uma tremenda insegurança, mas o que nós temos que repassar como mensagem para a sociedade é de como trazer energia barata para sustentar o desenvolvimento, essa é a nossa função”, explicou Avila.
As duas importantes distribuidoras de energia do Sul do país, Celesc e Copel e a primeira comercializadora de energia do Brasil, Trade Energy participaram da 6ª reunião do Conselho Consultivo do WTC Business Club Joinville, no último dia 3 de março. Mais de 60 empresários CEO’s da Indústria e Serviços de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Florianópolis e Curitiba participaram do debate.
O grande questionamento em torno do assunto racionamento foi explicado por Cleverson Siewert como pouco provável de resolução até que se chegue e passe pelo período úmido. “Até fim de abril o governo não vai falar nada e em uma percepção bem particular estimo que, um novo reajuste ficará em um dígito em agosto. No entanto, a probabilidade é de 100% se a preservação de energia ficar em 20% ao final de abril e pode chegar a 10% de chance se chover bem mais. É preciso 60% de água nos reservatórios brasileiros”, afirmou Siewert. O presidente também ressaltou alguns investimentos da Celesc em Santa Catarina. Aproximadamente 40 milhões de reais estão previstos em programas de eficiência energética.
Para o diretor executivo do WTC, Diego Pettinazzi, um número expressivo de empresários está em busca de soluções otimizadoras de tempo e de negócios, por isso um evento como esse gera muito interesse no cliente do WTC. “O evento foi muito produtivo e tivemos excelentes retornos tanto de nossos palestrantes como de nossos clientes”, finaliza.
“Não conhecia esse trabalho do WTC e fiquei bastante impressionado com a qualificação dos participantes. Acredito que esse encontro promovido entre entidades que geram, distribuem e comercializam energia com os seus consumidores, essa proximidade maior foi muito importante, pois conseguirmos explicar certas questões que, seriam difíceis se não fossem realizadas pessoalmente. Pretendo estar em outros eventos do WTC como este. São fóruns apropriados para o business e o WTC com sua característica internacional ele facilita esse ambiente de negócios”, explicou Luiz Fernando Viana, Presidente da Copel.
“Fundamental termos a oportunidade de trocar informação, tanto nós que estamos gerindo o setor elétrico, quanto os nossos consumidores, os empresários. Fantástico o carinho e preparação do WTC. Trocar ideia, informação, colher percepções, que melhoram o grau de discernimento de cada uma dessas empresas, não tenho dúvidas do benefício disso”, enfatizou Cleverson Siewert, Presidente da Celesc.
“Esse foi meu primeiro evento do WTC e a participação dos empresários foi excelente. No dia a dia cada um está no seu trabalho e por isso, não tem a oportunidade de estar com outros gestores, conversando, vendo o cenário do setor ou indo a congressos de grande porte em São Paulo, por exemplo. E com o WTC em Joinville e região é possível realizar esses encontros de forma acessível, rápida, agradável, com um almoço descontraído e ainda proporcionando novas oportunidades de negócios”, finalizou Walfrido V. Ávila, Presidente Trade Energy.
Crédito foto: Mari Braunn.


