Acesso a fundos de financiamento semelhantes aos do Norte e Nordeste estarão em discussão na Smart Energy 2026

Evento acontece em Curitiba nos dias 22 e 23 de setembro
A segurança energética, a competitividade industrial e as diferenças nas políticas de financiamento entre as regiões do país estarão em debate na Smart Energy 2026 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes, que acontece em Curitiba, nos dias 22 e 23 de setembro, no Campus da Indústrias (Fiep).
Representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participam do painel “Energia como Vetor da Competitividade Regional: Planejamento, Resiliência e Desenvolvimento Regional” no primeiro dia de evento (22), às 10h30. A sessão será coordenada pela Superintendência de Energia do Paraná (Supen).
“Trataremos da resiliência energética, do crescimento e da segurança do setor nos estados do Sul, trazendo para o debate os responsáveis por essas áreas de cada região. Essas discussões são fundamentais para avaliarmos os desafios, aprofundarmos as questões e discutirmos soluções viáveis”, diz o superintendente da Supen e membro representante do Paraná no Fórum Nacional dos Secretários de Minas e Energia (FNMSE), Sandro Vieira.
Participa da discussão, o coordenador do Grupo Temático de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Ricardo Pigatto, que tem cobrado políticas isonômicas em relação a outros estados.
“Precisamos de condições mais competitivas para a nossa indústria. A falta de simetria econômica frente a outras regiões do país, especialmente o Nordeste, prejudica a competitividade da região do Sul”, afirma Pigatto.
Para propor uma solução, a federação gaúcha defende a aprovação da PEC 27/2023 no Congresso Nacional, que cria os Fundos Constitucionais de Financiamento das Regiões Sul e Sudeste. A proposta tramita em conjunto com outras PECs e prevê a destinação de recursos para os novos fundos, que poderão financiar projetos com juros mais baixos, a exemplo do que ocorre atualmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, cujos fundos constitucionais foram criados pela Constituição de 1988.
Também estão presentes nessa sessão o coordenador do Conselho de Energia da Fiep, Rui Londero Benetti; o diretor-presidente, Otmar Josef Müller da SCGás – Companhia de Gás de Santa Catarina; Rodrigo Martins Huguenin, da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, e o presidente da Câmara de Assuntos de Energia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Manfredo Gouvea Junior.








