Reforma Tributária: mais de 2,1 mil operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura não destacaram a CBS em todos os documentos

Reforma Tributária: mais de 2,1 mil operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura não destacaram a CBS em todos os documentos

Cronograma da Receita Federal e do Comitê Gestor do IBS estabeleceu 1º de outubro de 2026 como início da obrigatoriedade

Dos 3.716 estabelecimentos que emitiram Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação (NFCom) pela Receita Federal, 2.135 não destacaram a CBS em todos os documentos. A NFCom é utilizada em operações de serviços como telefonia, internet e TV por assinatura.

Nesse grupo, 1.466 estabelecimentos informaram a Contribuição sobre Bens e Serviços em parte das notas, enquanto 669 não apresentaram o destaque em nenhuma delas. Os demais 1.581 informaram o tributo em todos os documentos emitidos no período.

A soma dos emissores com destaque parcial e sem destaque representa 57,45% dos estabelecimentos de NFCom analisados. O cálculo foi feito a partir dos dados do painel da Receita, atualizado em 8 de outubro de 2026.

O recorte considera estabelecimentos de empresas não optantes pelo Simples Nacional. As empresas optantes por esse regime não estavam obrigadas ao destaque da CBS em 2026 e ficaram fora da análise.

Para as operadoras e prestadoras de serviços de comunicação, a adaptação à Reforma Tributária envolve a relação entre contratos, planos, sistemas de faturamento e documentos fiscais.

Ausência de informações não provoca rejeição automática

Ulisses Brondi.

A Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) são os novos tributos criados pela reforma. Para a NFCom, o cronograma da Receita Federal e do Comitê Gestor do IBS estabeleceu 1º de outubro de 2026 como início da obrigatoriedade de emissão com as informações previstas para os novos tributos. Porém, a ausência de determinadas informações de IBS e CBS não provoca, neste momento, a rejeição automática do documento.

Para Ulisses Brondi, CEO da ASIS Tax Tech, o período de adaptação à Reforma Tributária é uma oportunidade para as empresas revisarem seus processos e verificarem se estão preparadas para atender às novas exigências.

“Estamos diante de uma mudança que exige atenção às informações utilizadas pelas empresas em sua rotina fiscal. Aproveitar esse período para testar os sistemas e esclarecer dúvidas ajuda a identificar o que precisa ser ajustado ao longo da transição”, afirma Brondi.

Esse acompanhamento envolve a conferência dos documentos emitidos, a revisão das informações cadastradas e a análise das regras aplicáveis a cada operação. O objetivo é identificar possíveis divergências e encaminhá-las às equipes responsáveis.

A plataforma da ASIS reúne recursos de auditoria e cruzamento de informações fiscais que podem apoiar esse trabalho e ajudar as empresas a organizar os pontos que precisam de revisão.

“Mais do que cumprir uma etapa, é importante que a empresa compreenda como as mudanças afetam sua operação e acompanhe a qualidade das informações que utiliza. Isso permite tomar decisões com mais clareza durante a transição”, conclui Brondi.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *