Previsul investe em ampliação e espera crescer 36% este ano

Renato Pedroso, diretor de negócios da Previsul.
Renato Pedroso, diretor de negócios da Previsul.

A Previsul, empresa centenária especializada em seguro de vida, prevê um crescimento de 36% nas suas operações em 2015.  Depois de registrar um avanço de receita de 13% no ano passado – que somou R$ 135,9 milhões em prêmios emitidos, a empresa, com sede em Porto Alegre, planeja expandir operações, entrar em novos mercados e ampliar a rede de corretores. Apesar do fraco desempenho da economia brasileira, uma combinação de fatores deve fazer com que o mercado de seguros de vida continue avançando. O baixo alcance de seguros junto à população, a crescente bancarização, a profissionalização do setor e a ascensão da classe média devem contribuir para que o mercado continue a crescer.

O aumento da renda nos últimos anos ajudou a colocar o seguro de vida na rota de investimento da nova classe média, que passou a usufruir de uma gama maior de serviços. Um estudo recente divulgado pela consultoria KPMG prevê que o setor de seguros (incluindo todas as categorias) cresça 50% nos próximos cinco anos no Brasil. O setor de seguro de vida e acidentes pessoais deve registrar o maior avanço, com crescimento médio de 13% ao ano.

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) estima que o mercado de seguros como um todo cresça em torno de 12% em 2015 – contra 11% em 2014. “Conseguimos crescer acima do mercado porque nos reposicionamos, melhoramos processos e investimos em uma parceria maior com a rede de corretores”, diz o diretor de negócios da Previsul, Renato Pedroso. A empresa vem ampliando sua atuação e expandiu recentemente para os mercados de Goiânia e Recife.

Fundada há 108 anos, a empresa teve parte das ações adquiridas, em 2013, pela Caixa Seguradora, controlada pela holding CNP Assurances, maior seguradora de pessoas na França.  A Caixa Seguradora e a CNP Assurances detêm, juntas, 70% das ações da empresa. Os 30% restantes pertencem à paranaense Consulfac Administradora e Participações Societárias Ltda.

Ao contrário de seguradoras de bancos, no entanto, a Previsul vende seguro através de sua rede de corretores, o que faz com que a empresa possa oferecer produtos customizados para cada cliente.  A  empresa possui 18 escritórios distribuídos em nove estados, 3.500 corretores cadastrados, mais de 380 mil segurados e cerca de 6,8 mil apólices ativas.

Segundo Pedroso, as aplicações compostas por reservas técnicas (recursos dos segurados gestados pela companhia para pagamento de sinistros e despesas a eles relacionados, cujo resultado financeiro é revertido em favor da mesma) e recursos livres (dinheiro em caixa que pode ser utilizado diretamente para investimentos) devem somar R$ 128 milhões em 2015.  “Quanto maiores esses recursos, mais sólida a companhia, que dependerá menos do resultado operacional e terá mais recursos para investimentos”, explica Pedroso.

Entre os projetos previstos para 2015 estão melhorias na área de tecnologia da informação, voltadas para novas funcionalidades para o corretor, a exemplo de cotadores on-line, bem como o lançamento de novos produtos do ramo vida, como o AP Escolar, que prevê cobertura de acidentes pessoais com alunos em horário escolar.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *