Novas tecnologias digitais colaboram para a eficiência da construção civil

Avançam no Brasil as tecnologias digitais para projetar e construir. Buscando sempre a otimização dos recursos, economia de tempo e resultados mais efetivos, arquitetos e engenheiros vem utilizando em seus projetos a plataforma BIM (Building Information Modeling, ou em português: Modelo da Informação da Construção). De acordo com Rafael Henrique Rosa, proprietário da ATR Incorporadora, que aplica o sistema em um de seus empreendimentos, essa tecnologia oferece diversas vantagens, desde a compatibilização de projetos até a eficiência da construção depois de concluída. “Graças à forma como o BIM funciona, os resultados têm maior assertividade e precisão, além de melhorar a qualidade final do empreendimento”, garante.

Para ele, a tecnologia permite que os projetos dentro do canteiro de obras fiquem todos alinhados, o que faz com que as decisões da equipe de execução sejam reduzidas, evitando também retrabalhos e, nos casos mais graves, erros que prejudicariam a qualidade dos apartamentos e do resultado final.

O executivo explica que a tecnologia BIM é um processo inovador no mercado de arquitetura, engenharia e construção, tendo como um de seus principais benefícios o compartilhamento de dados entre a equipe de projeto, o que permite uma redução de custos e resultados mais efetivos. “Se construímos melhor, gastamos menos. Se gastamos menos, podemos oferecer mais pelo mesmo preço. Esse é nosso posicionamento e estratégia”, diz.

O sistema BIM apresenta um viés comercial muito interessante. “Como gera uma versão 3D de todo o empreendimento, é possível mostrar aos clientes diversos ângulos e cortes. Trabalhamos com a venda na planta e as imagens ajudam os compradores a visualizar os mínimos detalhes do seu futuro apartamento”, argumenta. “Se utilizado com todo potencial, vários itens como consumo de energia e gastos com manutenção podem ser incluídos no modelo BIM”, lembra ele, salientando que, mesmo a versão mais simples da ferramenta evita, por exemplo, adaptações de hidráulica por incompatibilidade de projetos, o que influi em todo o sistema hidráulico e seu funcionamento ao longo dos anos.

O empreendimento da ATR Incorporadora que utiliza a solução BIM é o Edifício Montevideo, localizado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, com previsão de entrega para novembro deste ano. A empresa utilizou o software REVIT, que permitiu ajustar incompatibilidades ainda na planta. “Todos os problemas detectados foram tratados em reunião multidisciplinar com a presença de membros de toda a equipe, o que tornou mais fácil e rápido decidir em qual projeto aconteceria a alteração e no que isso influenciaria”, destaca. “O BIM está para o CAD, assim como o CAD está para prancheta. É uma nova forma de pensar, não apenas uma nova ferramenta”, conclui

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *