Novas tecnologias digitais colaboram para a eficiência da construção civil
Avançam no Brasil as tecnologias digitais para projetar e construir. Buscando sempre a otimização dos recursos, economia de tempo e resultados mais efetivos, arquitetos e engenheiros vem utilizando em seus projetos a plataforma BIM (Building Information Modeling, ou em português: Modelo da Informação da Construção). De acordo com Rafael Henrique Rosa, proprietário da ATR Incorporadora, que aplica o sistema em um de seus empreendimentos, essa tecnologia oferece diversas vantagens, desde a compatibilização de projetos até a eficiência da construção depois de concluída. “Graças à forma como o BIM funciona, os resultados têm maior assertividade e precisão, além de melhorar a qualidade final do empreendimento”, garante.
Para ele, a tecnologia permite que os projetos dentro do canteiro de obras fiquem todos alinhados, o que faz com que as decisões da equipe de execução sejam reduzidas, evitando também retrabalhos e, nos casos mais graves, erros que prejudicariam a qualidade dos apartamentos e do resultado final.
O executivo explica que a tecnologia BIM é um processo inovador no mercado de arquitetura, engenharia e construção, tendo como um de seus principais benefícios o compartilhamento de dados entre a equipe de projeto, o que permite uma redução de custos e resultados mais efetivos. “Se construímos melhor, gastamos menos. Se gastamos menos, podemos oferecer mais pelo mesmo preço. Esse é nosso posicionamento e estratégia”, diz.
O sistema BIM apresenta um viés comercial muito interessante. “Como gera uma versão 3D de todo o empreendimento, é possível mostrar aos clientes diversos ângulos e cortes. Trabalhamos com a venda na planta e as imagens ajudam os compradores a visualizar os mínimos detalhes do seu futuro apartamento”, argumenta. “Se utilizado com todo potencial, vários itens como consumo de energia e gastos com manutenção podem ser incluídos no modelo BIM”, lembra ele, salientando que, mesmo a versão mais simples da ferramenta evita, por exemplo, adaptações de hidráulica por incompatibilidade de projetos, o que influi em todo o sistema hidráulico e seu funcionamento ao longo dos anos.
O empreendimento da ATR Incorporadora que utiliza a solução BIM é o Edifício Montevideo, localizado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, com previsão de entrega para novembro deste ano. A empresa utilizou o software REVIT, que permitiu ajustar incompatibilidades ainda na planta. “Todos os problemas detectados foram tratados em reunião multidisciplinar com a presença de membros de toda a equipe, o que tornou mais fácil e rápido decidir em qual projeto aconteceria a alteração e no que isso influenciaria”, destaca. “O BIM está para o CAD, assim como o CAD está para prancheta. É uma nova forma de pensar, não apenas uma nova ferramenta”, conclui