Vender carimbos é um negócio fácil para empreender e que exige baixo investimento

carimbosO hábito de utilizar uma marca própria para identificar um documento vem desde a antiguidade. Era comum para os reis utilizarem um anel com seu brasão em relevo para marcar em cera suas mensagens, garantindo dessa forma sua autenticidade. Ou seja, o negócio com carimbos é muito antigo. Começou com a produção de chancelas para carimbar um documento. Posteriormente, foi inventado um carimbo feito com molde de gesso, que demorava dias para ficar pronto. Hoje, existem máquinas que fazem carimbos bem rápido como é o caso da máquina a laser, a maioria importada da China, e que custam entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. O único insumo gasto no processo de confecção do carimbo neste tipo de máquina é a borracha, onde uma folha de A4 custa em torno de R$ 20 e se consegue produzir cerca de 30 borrachas de carimbos.

Existem também máquinas mais simples com valores a partir de R$ 600, de fabricação nacional, e que também produzem carimbos com excelente qualidade de serviço. O material utilizado no processo é encontrado em vários distribuidores e as compras podem ser feitas pela internet.

O carimbo é um produto com uma alta demanda de procura, pois é utilizado em quase todos os segmentos de negócios, inclusive por profissionais liberais como médicos, dentistas, advogados e professores. As empresas também fazem uso de vários tipos carimbos em larga escalas com finalidades específicas. Um novo nicho de mercado para a utilização de carimbos é o artesanato, seja para carimbar caixas, papelão ou tecido. Também há outras oportunidades neste tipo de negócio como trabalhar diretamente com papelarias, copiadoras, lan-house e escolas.

Para vender carimbos, o empreendedor não precisa ter ou alugar uma loja. Inicialmente, o negócio pode ser montado em casa e com um serviço de disk entrega. Também não é necessário obter uma licença para fazer carimbos. Como existem várias cidades do Brasil que não tem ninguém fazendo carimbos, é importante que o empreendedor pesquise o mercado em sua cidade ou bairro para fazer uma melhor comercialização.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Um comentário em “Vender carimbos é um negócio fácil para empreender e que exige baixo investimento

  1. Ola Mirian,
    Gostei do seu artigo e do seu curriculuim invenjavel.
    Desta feita aprendi, pois desejo investir nesta pequena area de negocios. Sou de Angola e gostaria uma dia conhecer gente de negocios no Brasil, pois somos uma empresa ligada a prestaçao de serviços, e logistica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *