You are here
Home > Empreendedorismo > Semifinal paranaense do Desafio Universitário Empreendedor reúne estudantes e professores em Curitiba

Semifinal paranaense do Desafio Universitário Empreendedor reúne estudantes e professores em Curitiba

desafio empreendedorCuritiba sedia neste final de semana, entre os dias 13 e 15 de novembro, a etapa semifinal estadual do Desafio Universitário Empreendedor, uma competição nacional, desenvolvida pelo Sebrae, que consiste em uma plataforma virtual com atividades em forma de jogos, que difundem os conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo para os estudantes de ensino superior.

Nesta etapa da competição, os 40 estudantes paranaenses que melhor pontuaram nos jogos e atividades online do Desafio Universitário Empreendedor – além de professores e coordenadores das instituições de ensino superior do Estado, estarão em Curitiba, no Hotel Alta Reggia, para participar da semifinal estadual, que premiará os quatro melhores colocados para a etapa final, que acontece no início de dezembro, em Brasília.

O Paraná foi o primeiro colocado no Brasil em número de inscrições no Desafio Universitário Empreendedor de 2015. Dos 21 mil alunos inscritos neste ciclo, mais de 6 mil são alunos paranaenses. As universidades Unicesumar, de Maringá, e Uniguaçu, de União da Vitória, foram as que tiveram o maior número de alunos inscritos.  De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese, a competição tem como objetivo estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado.

“O envolvimento das universidades e o apoio dos professores e coordenadores ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae/PR foram essenciais para que chegássemos a esse grande número de inscritos. Embora seja uma atividade em forma de competição, o que se busca é que a cultura empreendedora impacte positivamente nos jovens universitários, preparando-os para os desafios do mundo dos negócios”, explica Rosângela.

No ciclo de 2015, o Desafio foi composto por três etapas, com premiações para os alunos mais bem pontuados em cada ranking, além de professores orientadores e instituições de ensino. A primeira etapa foi totalmente online, em que os 40 melhores estudantes foram selecionados para a segunda etapa, que é presencial. Desta fase, saem os quatro alunos com maior pontuação para representarem o Paraná na etapa nacional.

“Serão três dias intensos, em que os estudantes serão avaliados, de forma presencial, em atividades que envolvem empreendedorismo, gestão, inovação e construção de modelos de negócios. Professores e alunos poderão concorrer a smartphones, tablets e troféus na etapa estadual” afirma a coordenadora.

A equipe que representará o Paraná na etapa nacional vai concorrer com outras 26 equipes, representantes de cada estado e Distrito Federal, e poderá ganhar viagens nacionais e internacionais, para centros que são referência em empreendedorismo. “É uma forma de incentivar na juventude o aprendizado sobre negócios e empreendedorismo, desenvolvendo habilidades corporativas de forma interativa e ensinando a pensar na construção de uma carreira por conta própria”, destaca Rosângela.
A etapa semifinal do Desafio Empreendedor tem início nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, a partir das 13h30, no Hotel Alta Reggia, em Curitiba, quando começam as diversas oficinas em que professores e especialistas avaliarão o desempenho dos alunos em seus conteúdos e participações.

O cronograma de atividades presenciais acontece também no sábado, ao longo do dia, até as 14 horas de domingo, 15 de novembro. Neste mesmo dia, a partir das 17 horas, ocorre a cerimônia de premiação dos quatro alunos mais bem pontuados nesta etapa do Desafio, além dos professores orientadores e das instituições de ensino superior participantes. Mais informações estão disponíveis no site www.desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top