Como fazer com que 2016 seja música para os seus ouvidos

Gabriela Mateos.
Gabriela Mateos.

Esta lista contém 4 coisas relativamente simples que tocam no dia a dia de cada um de nós – desde que você não trabalhe em uma ilha deserta. Parece fácil, mas é difícil e chegou o belo dia de aprender. E colocar em prática.

1. Fale mais, escreva menos e economize tempo

O Gtalk, Whatsapp, Skype, Messeger, Slack, etc, são ótimos em alguns momentos, mas todo mundo sabe que quando o assunto é sério, eles deixam a desejar. Você fala uma coisa, a pessoa entende outra. E nisso gastamos um tempão com um mal entendido que poderia ter sido resolvido de maneira rápida (e indolor) com um telefonema, ou uma simples levantada da cadeira.
Em tempos de crise, o melhor que a gente tem a fazer é economizar tempo, parar de errar sempre nas mesmas coisas e evitar o trágico Oops, I did it again.

2. Transforme problemas em soluções
Quando trabalhamos em equipe, a verdade é mais clara que água do mar do caribe: estamos todos no mesmo barco.  Isso significa que se alguém tem um problema, todos temos um problema. Então, ao invés de simplesmente apontá-los e tirar o corpo fora, vamos encontrar problemas, sim. Mas transformá-los em soluções, juntos. We are better together.

3.Achou legal? Fale
Críticas construtivas são sempre bem-vindas para aparar arestas de processos e fazer tudo o que fazemos sempre melhor. Mas, não podemos nos esquecer de elogiar. O bom trabalho, quando encorajado, fica melhor ainda.  Então viu alguém fazendo alguma coisa legal? Fale, twist and shout!

4. Entenda um “não” como uma oportunidade de propor novas ideias
Às vezes bate na trave, às vezes a verba do cliente não comporta, outras vezes o timing is a bitch. Por uma série de motivos, algumas de nossas ideias podem acabar com um “não” como resposta. Ou com um “talvez”. Ou com um “quem sabe em outro momento”. Seja qual for o caso, entenda estas respostas como uma oportunidade para tentar mais e se superar. Afinal… You can’t Always get what you want. But if you try sometimes, you just might find what you need!

O artigo foi escrito por Gabriela Mateos, que é coordenadora de criação da Polvo Comunicação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *