Prêmio Direções destaca processos sustentáveis de calçadistas

Sustentabilidade é muito mais do que um conceito que está na moda. Sustentabilidade é a chave para o futuro, para que as próximas gerações possam viver num mundo ambientalmente preservado e economicamente justo. Esse é o motivo principal pelo qual a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), quando criou o Prêmio Direções em 2013, colocou a categoria no escopo da premiação para calçadistas.

A 4ª edição do Prêmio Direções, que inscreve até o próximo dia 12 de fevereiro, irá premiar, além das categorias tradicionais, o melhor case de Sustentabilidade, que pode inscrito por empresas no site www.premiodirecoes.com.br de forma gratuita e sem burocracia. O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que desde sua concepção o Prêmio Direções teve como objetivo principal auxiliar não somente no desenvolvimento da indústria calçadista, através dos cases positivos, mas também o desenvolvimento social da comunidade em que está inserido. Desde a primeira edição, o “ingresso” para a premiação tem sido alimentos não perecíveis, que são doados para a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), de Novo Hamburgo/RS. “A Sustentabilidade é um conceito amplo, que envolve não somente a questão ambiental, mas também econômica e social”, explica o gestor. “Se queremos premiar as empresas realmente sustentáveis, temos que dar o exemplo, inclusive, na organização do evento”, justifica.

Segundo Schlindwein, para a escolha do case de Sustentabilidade, a entidade trabalha o tripé social, ambiental e de sustentação econômica.  No ano passado, o projeto vencedor foi da Usaflex, empresa de Igrejinha/RS que adotou uma estrutura de governança corporativa com a criação de comitês multidisciplinares e estratégicos para a criação de ações sociais, ambientais e educacionais.

Em 2013, a indústria lançou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, que trouxe a público destaques como o reaproveitamento de aparas de couro para a confecção de palmilhas. Já a segunda edição do Relatório, no ano seguinte, apontou as ações sociais e econômicas, o que chamou a atenção dos organizadores do Prêmio Direções para o amadurecimento do chamado Tripé da Sustentabilidade. Entre as ações sociais relatadas estavam a Campanha de Incentivo à Educação, com a doação de quase 1,5 mil kits com materiais escolares para os filhos dos funcionários, a Campanha de Incentivo à Saúde e Prevenção de Doenças, que disponibilizou exames e palestras, a Campanha do Agasalho, que arrecadou mais de 1,2 mil peças, a Campanha do Consumo Consciente, na qual os funcionários dos setores administrativos passaram a usar uma caneca ao invés de copos descartáveis, e o Natal Solidário, que arrecadou quase dois mil itens de higiene e 220 quilos de alimentos que foram doados a lares de idosos em situação de vulnerabilidade social.

A sustentabilidade, além de beneficiar a sociedade como um todo, também proporciona ganhos financeiros para as empresas através de imagem, marketing e cortes de custos. Prova disso é que, mesmo em meio à crise de 2015, a Usaflex registrou um crescimento de mais de 10%.

Através do site www.premiodirecoes.com.br, e de forma gratuita, a 4ª edição do Prêmio Direções Abicalçados inscreve até o dia 12 de fevereiro. As categorias, que premiarão duas empresas – uma de micro/pequeno e outra de médio/grande portes -, são Gestão Industrial, Marketing, Design e Internacionalização e Sustentabilidade. Também será premiado o jornalista com melhor matéria setorial ao longo de 2015.

Conforme regulamento, cada empresa poderá se inscrever em até duas categorias. Em seguida, deverá enviar o case por escrito até o dia 31 de março. Nesta edição, a Abicalçados, como benefício para as empresas parceiras, prestará apoio na redação do case para associadas da entidade.

Assim como nos anos anteriores, os vencedores receberão troféu, permissão para uso do selo da respectiva edição, divulgação nos canais de comunicação do Prêmio e da Abicalçados, promoção na Revista Direções, onde serão divulgados os cases vencedores, e duas inscrições para o Curso Direções Abicalçados.

A 4ª edição do Prêmio Direções é uma promoção da Abicalçados com patrocínio da Braspress, Couromoda e Francal Feiras.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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