Informação vira oportunidade de negócio

As informações de comportamento de consumo, de mídias mundiais e de tendências são extremamente importantes para o mercado publicitário. Porém, nem sempre o mercado tem acesso a dados sobre o comportamento do consumidor, principalmente sobre as realidades locais. No dia 10 de março, uma parceria entre a ESIC Business & Marketing School e a RPC vai promover uma oportunidade de conhecer números e cases de forma didática durante a masterclass “O consumidor e as oportunidades de negócio, também em tempos de crise”.

O evento terá entrada franca e tem o objetivo de levar para o mercado e o meio acadêmico informações que ajudam a planejar investimentos no mercado de comunicação paranaense. A palestra será apresentada por Marcos Franco, diretor de Marketing da RPC. A proposta é fornecer informações locais, que mostrem a realidade de cada cidade do estado, e que podem ajudar a tomar decisões mais assertivas na hora de investir em comunicação.

A RPC tem se dedicado a buscar pesquisas junto aos institutos que revelem informações de comportamento de consumo, de mídia mundiais e de tendências, principalmente sobre as realidades locais, e também compartilhar os resultados. “Como temos potencial para mapear o Estado que outras empresas não teriam, queremos distribuir essa informação e assim, contribuir para o desenvolvimento do mercado”, diz Marcos. “Para nós, comunicar tem tudo a ver com oferecer informações relevantes ao mercado”, completa.

Em Cascavel, por exemplo, um terço dos casais de 28 a 35 anos que têm filhos de zero a dois anos gostam de sair para jantar. “Esse tipo de informação pode significar uma oportunidade estratégica aos executivos daquele setor específico, e também pode servir de insight para um profissional de agência desenvolver uma campanha que pode fazer a diferença – especialmente em tempos de crise”, conta o diretor.

Para a ESIC, sediar o evento é criar oportunidades de aprendizado avançado e tratar a gestão com qualidade internacional.  “O evento é totalmente aderente com a proposta educacional da ESIC. A masterclass tem o objetivo de aproximar as oportunidades de negócio dos empresários, profissionais, gestores e futuros empreendedores, especialmente neste momento da economia, que precisamos cada vez mais nos reinventar como empresas e profissionais. Esta parceria vai trazer informações importantes acerca do comportamento de um dos componentes mais relevantes do negócio: o cliente”, avalia Alexandre Weiler, diretor Acadêmico da ESIC.

A inscrição no evento é gratuita,
acesse o link:  http://esic.br/masterclass. Após o evento, a RPC irá disponibilizar as principais ideias da palestra no site www.deolhonomercado.com.br para aqueles que se cadastrarem.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *