Comércio de artigos de vestuário é o negócio que mais tem atraído microempreendedores individuais no Paraná

loja de roupasCom o aumento do desemprego e sem possibilidades de conseguir uma nova colocação, muitos trabalhadores estão optando por abrir o seu próprio negócio. Segundo informações que eu obtive junto ao Sebrae, o Paraná já conta com 297.341 microempreendedores individuais ativos, sendo que o maior número, ou 28.032 MEIs optaram por abrir um comércio de artigos de vestuário.

O primeiro passo para quem quer montar uma loja de roupas é determinar qual é o público que irá atingir, pois isso influenciará uma série de outras decisões que precisam ser tomadas durante o processo como a escolha do ponto, decoração e outros itens. Antes de abrir o comércio, também é fundamental entender melhor os futuros clientes estabelecendo um perfil deles, como por exemplo, que tipo de roupas esse público costuma vestir; quais são suas marcas favoritas e qual o qual o biótipo predominante no grupo. Também é importante fazer uma pequena pesquisa de mercado, até mesmo junto ao comércio já instituído, tentando criar uma visão clara dos desafios que a loja de roupas irá encontrar, em termos de consumidores.

No momento de definir o público alvo da loja, é bom optar por um consumidor que tenha poder aquisitivo para adquirir o vestuário na faixa de preços que pretende vender. O lojista não deve cair na tentação de diversificar muito, pois poderá não ter vantagem competitiva para atuar em todos os setores, além de dificultar bastante o gerenciamento de estoques e compras.

Quanto à localização da loja de roupas, esse é um elemento estratégico para o sucesso do negócio. O ponto deve se localizar em local de fácil acesso e com um bom movimento de consumidores. Outro fator a ser observado é a localização de possíveis concorrentes nas imediações.

Já o investimento mais pesado para quem vai montar uma loja de roupas está justamente no ponto comercial, seu aluguel e luvas pelo ponto. Outro fator relevante em termos de custos é a decoração da loja, com a aquisição de expositores, manequins e balcões. Neste sentido é fundamental pesquisar preços e fornecedores.

Por fim, o empreendedor não deve se descuidar dos gastos com a aquisição do estoque inicial da loja e também deve fazer uma boa provisão de caixa para o capital de giro necessário, principalmente para bancar as compras através de cartões de crédito.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *