Comércio de artigos de vestuário é o negócio que mais tem atraído microempreendedores individuais no Paraná
Com o aumento do desemprego e sem possibilidades de conseguir uma nova colocação, muitos trabalhadores estão optando por abrir o seu próprio negócio. Segundo informações que eu obtive junto ao Sebrae, o Paraná já conta com 297.341 microempreendedores individuais ativos, sendo que o maior número, ou 28.032 MEIs optaram por abrir um comércio de artigos de vestuário.
O primeiro passo para quem quer montar uma loja de roupas é determinar qual é o público que irá atingir, pois isso influenciará uma série de outras decisões que precisam ser tomadas durante o processo como a escolha do ponto, decoração e outros itens. Antes de abrir o comércio, também é fundamental entender melhor os futuros clientes estabelecendo um perfil deles, como por exemplo, que tipo de roupas esse público costuma vestir; quais são suas marcas favoritas e qual o qual o biótipo predominante no grupo. Também é importante fazer uma pequena pesquisa de mercado, até mesmo junto ao comércio já instituído, tentando criar uma visão clara dos desafios que a loja de roupas irá encontrar, em termos de consumidores.
No momento de definir o público alvo da loja, é bom optar por um consumidor que tenha poder aquisitivo para adquirir o vestuário na faixa de preços que pretende vender. O lojista não deve cair na tentação de diversificar muito, pois poderá não ter vantagem competitiva para atuar em todos os setores, além de dificultar bastante o gerenciamento de estoques e compras.
Quanto à localização da loja de roupas, esse é um elemento estratégico para o sucesso do negócio. O ponto deve se localizar em local de fácil acesso e com um bom movimento de consumidores. Outro fator a ser observado é a localização de possíveis concorrentes nas imediações.
Já o investimento mais pesado para quem vai montar uma loja de roupas está justamente no ponto comercial, seu aluguel e luvas pelo ponto. Outro fator relevante em termos de custos é a decoração da loja, com a aquisição de expositores, manequins e balcões. Neste sentido é fundamental pesquisar preços e fornecedores.
Por fim, o empreendedor não deve se descuidar dos gastos com a aquisição do estoque inicial da loja e também deve fazer uma boa provisão de caixa para o capital de giro necessário, principalmente para bancar as compras através de cartões de crédito.