Custos para produzir frangos e suínos batem recorde
Os custos de produção de frangos e suínos medidos pela Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias) da Embrapa bateram recorde em fevereiro, puxados por aumentos nos custos de nutrição. O custo de produção de frangos medido pelo ICPFrango subiu 3,7% em fevereiro, ante janeiro, chegando a 224,9 pontos. O principal aumento entre os itens de custo de produção foi no custo de nutrição, que subiu 3,42%.
No primeiro bimestre, o ICPFrango acumula alta de 11,7% e, nos últimos 12 meses, de 30%. O custo de nutrição representou 71,1% do total dos custos de produção de frangos em fevereiro, segundo dados detalhados no site do Cias.
O ICPSuíno, que mede o custo de produção dos suínos, subiu 1,1% em fevereiro, para 218,7 pontos, sendo que o custo de nutrição subiu 1,44%. O custo de nutrição representou 77,8% dos custos totais de produção de suínos em fevereiro. No acumulado do ano, o ICPSuíno sobe 7,3% e, nos últimos 12 meses, acumula alta de 24%.
Os custos de nutrição de aves e suínos aumentaram fortemente neste ano porque o crescimento na exportação de milho reduziu a disponibilidade do cereal no país, acirrando a demanda pelo produto.