Em cenário de crise, muda perfil do consumidor brasileiro

Adriano Araújo, CEO  da Dunnumby.
Adriano Araújo, CEO da Dunnumby.

Durante o 4º Fórum Nacional do Varejo, Consumo e Shopping Centers, Adriano Araújo, CEO da Dunnumby (consultoria de marketing relacionado a bens de consumo nos principais mercados varejistas globais), apresentou palestra sobre “O Consumidor no Epicentro de um País em Profunda Transformação”. A empresa mapeia US$ 600 bilhões de gastos no varejo em todo o mundo e o executivo traçou um perfil do consumidor brasileiro no cenário econômico atual. “As pessoas mudam hábitos durante a crise. E isso acontece em todo o mundo. No Brasil, 59% reduziram compras e 66% buscam preços mais acessíveis. Esse mesmo consumidor poupa em produtos básicos para manter produtos indulgentes, como salgadinhos e bebidas alcoólicas”. As análises da empresa mostram que a tendência agora é economizar em itens essenciais para adquirir experiências de compra.

Outro ponto é a nova percepção de valor (New Value), acelerada pelo momento de instabilidade, que aumenta a ponderação da população sobre em que gastar dinheiro. “As mudanças no padrão de consumo brasileiro são semelhantes às do europeu – onde também houve uma grave recessão – em 2008. Muda a equação feita para fazer uma compra, e permanentemente, não somente na crise. A mudança é baseada nos cenários econômicos e inovações tecnológicas, que retiram a centralização do preço, antes estipulada pelo varejista”. As ações para acompanhar essa movimentação são traçar o comportamento do consumidor e agir para mantê-lo.

O Fórum reuniu os principais nomes do setor em Guarujá (SP). Participaram do debate Silvio Barboza, VP Accenture; Marcos Samaha, diretor-executivo de operações da Multivarejo; Roberto Lima, Presidente da Natura. O painel de discussão foi moderado por Marcos Gouvêa de Souza, presidente GD&SM e LIDE Comércio, e Luiz Fernando Furlan, Chairman do LIDE.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *