Em cenário de crise, muda perfil do consumidor brasileiro
Durante o 4º Fórum Nacional do Varejo, Consumo e Shopping Centers, Adriano Araújo, CEO da Dunnumby (consultoria de marketing relacionado a bens de consumo nos principais mercados varejistas globais), apresentou palestra sobre “O Consumidor no Epicentro de um País em Profunda Transformação”. A empresa mapeia US$ 600 bilhões de gastos no varejo em todo o mundo e o executivo traçou um perfil do consumidor brasileiro no cenário econômico atual. “As pessoas mudam hábitos durante a crise. E isso acontece em todo o mundo. No Brasil, 59% reduziram compras e 66% buscam preços mais acessíveis. Esse mesmo consumidor poupa em produtos básicos para manter produtos indulgentes, como salgadinhos e bebidas alcoólicas”. As análises da empresa mostram que a tendência agora é economizar em itens essenciais para adquirir experiências de compra.
Outro ponto é a nova percepção de valor (New Value), acelerada pelo momento de instabilidade, que aumenta a ponderação da população sobre em que gastar dinheiro. “As mudanças no padrão de consumo brasileiro são semelhantes às do europeu – onde também houve uma grave recessão – em 2008. Muda a equação feita para fazer uma compra, e permanentemente, não somente na crise. A mudança é baseada nos cenários econômicos e inovações tecnológicas, que retiram a centralização do preço, antes estipulada pelo varejista”. As ações para acompanhar essa movimentação são traçar o comportamento do consumidor e agir para mantê-lo.
O Fórum reuniu os principais nomes do setor em Guarujá (SP). Participaram do debate Silvio Barboza, VP Accenture; Marcos Samaha, diretor-executivo de operações da Multivarejo; Roberto Lima, Presidente da Natura. O painel de discussão foi moderado por Marcos Gouvêa de Souza, presidente GD&SM e LIDE Comércio, e Luiz Fernando Furlan, Chairman do LIDE.