93% dos brasileiros selecionam melhor os gastos para sobreviver à crise econômica
No Brasil, a economia não tem previsão de recuperação e o cidadão sente diariamente o orçamento familiar encolher, enquanto as contas aumentam. A solução para 93% dos brasileiros tem sido selecionar melhor os gastos – mantendo alimentação e medicamentos como prioridade – e mudar os hábitos de consumo (60%), como mostra pesquisa realizada pela Nox4Think e encomendada pela Dotz, em sete estados brasileiros, com 915 entrevistados.
Um caminho encontrado por 26% da população foi concentrar as compras em locais onde há possibilidade de acumular pontos e trocar por descontos ou produtos. Outra tática que vem sendo adotada para fazer o dinheiro render mais é utilizar os pontos para pagar contas. Desde 2012, mais de R$ 14 milhões em contas de consumo foram pagas com pontos, como mostra levantamento da Dotz, com 18 milhões de clientes no Brasil. O salto de 2014 para 2015 foi de 33%. O militar André Luiz Santana, de 29 anos, foi um dos que aproveitou. “Paguei minha conta de luz com Dotz”, disse.
Outros R$ 30 milhões em pontos foram usados para trocar por vale-compras em supermercados. O salto de 2014 para 2015 foi de 94%. O engenheiro João Carlos Simões é um exemplo. “Economizei R$ 560,00 em compras, pagando com Dotz no supermercado Prezunic”, afirmou.
Com isso, de acordo com os dados da Associação das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), os cadastros em programas de fidelidade cresceram e totalizaram 67,7 milhões no terceiro trimestre de 2015, uma alta de 22% em relação ao mesmo período de 2014, quando eram 55,4 milhões de clientes.
“O hábito de consumo também tem mudado no perfil da troca de pontos por produtos. Hoje, o vale-compras no supermercado, postos de combustível e a farmácia estão entre os segmentos mais trocados. Assim como tem aumentado o número de pessoas que usam esses créditos da fidelização para pagar contas de consumo, como luz e telefone. Isso mostra que as pessoas estão realmente usando os Dotz como uma forma de complementar a renda nesse momento de crise”, revela Roberto Chade, presidente da Dotz, maior programa de fidelidade por coalizão do varejo brasileiro.
A Dotz, que chegou no Rio em novembro, já alcançou a marca de 1 milhão de clientes, 39% acima da projeção. O benefício de usar o sistema de fidelidade por coalizão é tão expressivo que em Brasília, por exemplo, 73% da população economicamente ativa usa Dotz; e na grande Belo Horizonte, são 64%. Em Fortaleza seis em cada 10 pessoas têm Dotz. Hoje, no Brasil, são mais de 8.200 pontos de venda parceiros, 10 mil resgates realizados diariamente e mais de R$ 139 bilhões em vendas incentivadas. No Brasil, já são 18 milhões de usuários em 690 cidades.
A pesquisa foi realizada pela Nox4Think entre os dias 8 e 17 de janeiro.