93% dos brasileiros selecionam melhor os gastos para sobreviver à crise econômica

No Brasil, a economia não tem previsão de recuperação e o cidadão sente diariamente o orçamento familiar encolher, enquanto as contas aumentam. A solução para 93% dos brasileiros tem sido selecionar melhor os gastos – mantendo alimentação e medicamentos como prioridade – e mudar os hábitos de consumo (60%), como mostra pesquisa realizada pela Nox4Think e encomendada pela Dotz, em sete estados brasileiros, com 915 entrevistados.

Um caminho encontrado por 26% da população foi concentrar as compras em locais onde há possibilidade de acumular pontos e trocar por descontos ou produtos. Outra tática que vem sendo adotada para fazer o dinheiro render mais é utilizar os pontos para pagar contas. Desde 2012, mais de R$ 14 milhões em contas de consumo foram pagas com pontos, como mostra levantamento da Dotz, com 18 milhões de clientes no Brasil. O salto de 2014 para 2015 foi de 33%. O militar André Luiz Santana, de 29 anos, foi um dos que aproveitou. “Paguei minha conta de luz com Dotz”, disse.

Outros R$ 30 milhões em pontos foram usados para trocar por vale-compras em supermercados. O salto de 2014 para 2015 foi de 94%. O engenheiro João Carlos Simões é um exemplo. “Economizei R$ 560,00 em compras, pagando com Dotz no supermercado Prezunic”, afirmou.

Com isso, de acordo com os dados da Associação das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), os cadastros em programas de fidelidade cresceram e totalizaram 67,7 milhões no terceiro trimestre de 2015, uma alta de 22% em relação ao mesmo período de 2014, quando eram 55,4 milhões de clientes.

“O hábito de consumo também tem mudado no perfil da troca de pontos por produtos. Hoje, o vale-compras no supermercado, postos de combustível e a farmácia estão entre os segmentos mais trocados. Assim como tem aumentado o número de pessoas que usam esses créditos da fidelização para pagar contas de consumo, como luz e telefone. Isso mostra que as pessoas estão realmente usando os Dotz como uma forma de complementar a renda nesse momento de crise”, revela Roberto Chade, presidente da Dotz, maior programa de fidelidade por coalizão do varejo brasileiro.

A Dotz, que chegou no Rio em novembro, já alcançou a marca de 1 milhão de clientes, 39% acima da projeção. O benefício de usar o sistema de fidelidade por coalizão é tão expressivo que em Brasília, por exemplo, 73% da população economicamente ativa usa Dotz; e na grande Belo Horizonte, são 64%. Em Fortaleza seis em cada 10 pessoas têm Dotz. Hoje, no Brasil, são mais de 8.200 pontos de venda parceiros, 10 mil resgates realizados diariamente e mais de R$ 139 bilhões em vendas incentivadas. No Brasil, já são 18 milhões de usuários em 690 cidades.

A pesquisa foi realizada pela Nox4Think entre os dias 8 e 17 de janeiro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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