Especialistas brasileiros e alemães se reúnem em Simpósio sobre Meio Ambiente Urbano e Industrial
A cada ano, o Brasil produz 78,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos, um aumento de 29% na última década, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O que fazer com estes resíduos é uma questão que mobiliza especialistas do mundo todo. Esta semana, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) promove em Curitiba o 2º Simpósio Brasil Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Industrial (MAUI) – Resíduos Sólidos: Minimização e Valoração.
Palestrantes do Brasil e da Alemanha com reconhecida experiência no tema debatem sobre a gestão de resíduos sólidos, desde a sua concepção até sua destinação final, buscando a minimização da geração dos mesmos e a valoração do resíduo gerado. Os profissionais também irão abordar temas como a destinação e aproveitamento de lodos domésticos e resíduos e o futuro do aterro sanitário.
A programação conta com palestras, debates, mesas-redondas e uma exposição em estandes que permitem o intercâmbio entre profissionais, pesquisadores e empresas, apresentação de pôsteres e com minicursos, com objetivo de aprofundar conhecimentos sobre os temas discutidos durante o evento.
O engenheiro Alaim Silva de Paula, Gerente Geral de Combustíveis e Matérias-Primas Alternativas da Votorantim Cimentos, vai ministrar nesta quinta-feira (7), às 8h40, uma palestra sobre as vantagens da tecnologia de coprocessamento em fornos de cimento como alternativa ambientalmente adequada para destinação de resíduos, além de apresentar o desenvolvimento do tema como parte da estratégia de sustentabilidade e ecoeficiência da Votorantim Cimentos, com foco nas operações da região Sul do país.