Sebrae revela os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor, etapa Paraná

Os oito prefeitos que representarão o Paraná na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, marcada para 10 de maio, em Brasília, foram conhecidos na tarde desta  segunda-feira (4), em cerimônia realizada no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba. Os 22 finalistas, selecionados de um total de 105 projetos inscritos, receberam um troféu de reconhecimento pelas boas iniciativas com foco na melhoria do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas.

Os premiados em cada categoria foram a prefeita Sirlene Pereira Ferreira Svartz, de Laranjeiras do Sul, na categoria Desburocratização e Formalização; Jones Neuri Heiden, prefeito de Entre Rios do Oeste, na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios; José Carlos Mariussi, de Tupãssi, em Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Luiz Goularte Alves – de Pinhais, em Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Luis Adalberto Lunitti Pagnussatt, de Toledo, em Inovação e Sustentabilidade; Cesar Silvestri Filho, de Guarapuava, na categoria Municípios Integrantes do G100, e Geraldo Maurício de Araújo, de Ribeirão Claro, em Pequenos Negócios no Campo. Já a categoria Melhor Projeto ficou com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou a premiação como uma motivação e reconhecimento aos líderes municipais empenhados no desenvolvimento da economia local, por meio do incentivo ao empreendedorismo e o apoio as micro e pequenas empresas. “Mais de 90% das empresas do Estado são de micro e pequeno porte, portanto, o desenvolvimento do Paraná é favorecido quando se trabalha em conjunto com elas. O Prêmio é uma forma encontrada pelo Sebrae para estimular o investimento nas micro e pequenas empresas como instrumento de desenvolvimento, de geração de ambiente de negócios mais justo e da preparação de empreendedores para o futuro”, analisou Tioqueta.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e presidente da FIEP, Edson Campagnolo, disse que além de um reconhecimento de ações empreendedoras de prefeitos, o Prêmio tem o objetivo de constituir marcas referenciais para a atuação do próprio Sebrae e até dos próprios municípios, que podem se inspirar nas boas práticas.

“Esse é o nosso Paraná de muitas oportunidades. O Prêmio é uma iniciativa que demonstra a interconexão de todo o Sistema S, cujos recursos, que não são públicos, mas advindos da folha de pagamento das empresas, são investidos em atitudes empreendedoras como essas, com alto retorno à sociedade. Essas boas práticas se tornam exemplos que levamos para outros municípios, porque acreditamos que as melhores soluções saem da experiência, não de gabinetes fechados”, ressaltou Campagnolo.

Representando os chefes de todos os executivos municipais do Estado, o presidente da Associação dos Munícipios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, que é prefeito de Assis Chateaubriand, salientou a impossibilidade de um município ter sucesso sem uma mentalidade empreendedora.

“Não tem como fazer ações municipalistas sem ser empreendedor. Neste momento de crise, é necessário dinamismo, criatividade, profissionalismo, senão, os municípios caminham para a falência. Por isso, esta iniciativa do Sebrae de reconhecer o esforço e melhores projetos, é importante para os gestores públicos”, observou.

Nas oito edições anteriores do Prêmio, os representantes do Paraná levaram 16 premiações nacionais. Os vídeos com informações de todos os projetos finalistas no Paraná podem ser conferidos no www.sebraepr.com.br.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *