Empresa de construção civil do Paraná recebe certificado ambiental

A Araruama Engenharia acaba de receber o certificado ambiental, emitido pela Forte Soluções Ambientais, que atesta que a empresa paranaense destinou corretamente os resíduos gerados em suas obras durante todo o ano de 2015, seguindo rigorosamente às normas da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei determina que os resíduos da construção civil com tecnologia para serem reciclados, tratados e reutilizados não devem ser encaminhados para aterro sanitário.

De acordo com o engenheiro Matheus Forte, da Forte Soluções Ambientais, além de ter encaminhado todos os resíduos gerados em suas obras para locais de reuso ou reciclagem, a empresa atendeu a resolução 307 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. A Araruama também foi responsável pela redução de Dióxido de Carbono no meio ambiente.

“Nenhum resíduo gerado nas obras da Araruama foi enviado para aterro sanitário. Todas as obras possuem certificado de destinação final que comprovam tal afirmação”, garante Matheus Forte.  Segundo o engenheiro, a Forte Soluções Ambientais atua periodicamente nas obras da Araruama, exercendo um trabalho de gestão ambiental.

O engenheiro cita que a Forte realiza treinamentos ambientais para todos os colaboradores, além da avaliação dos índices de ruído das obras, controle de indicadores e metas de redução residual e medições de emissão de fumaça preta dos veículos. A consultoria ainda orienta como deve ser feito a segregação dos resíduos no local de geração e, posteriormente no local de descarte, controlando toda a documentação de rastreabilidade dos resíduos gerados até sua destinação correta. Esse serviço é fundamental para que as obras aprovem o PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Matheus Forte coloca que foi realizado o desenvolvimento de fornecedores para recebimentos dos resíduos gerados ela Araruama e um trabalho muito intenso junto aos colaboradores, com a intenção de passar a conscientização ambiental, mostrando que eles são fundamentais para o gerenciamento ambiental aconteça de forma eficaz.

 

A Araruama Engenharia possui uma equipe com mais de 30 anos de experiência no ramo de reformas ou construções de espaços industriais com prazo e qualidade de execução e acabamento diferenciados. A empresa traduziu o modelo de obra de varejo, onde construiu grande parte da sua história, para projetos corporativos, trazendo prazo, qualidade de execução e acabamento diferenciados. Até agora, a empresa foi responsável pela construção de mais de 1.000.000 de metros quadrados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *