Dtcom anuncia fusão com FabriCO

DtcomFabriCoA Dtcom (DTCY3), única empresa de Educação e Comunicação Corporativa a Distância cotada na Bolsa de Valores, anuncia ao mercado a fusão com a empresa FabriCO – líder no setor de conteúdos educacionais para Educação a Distância (EAD). Este é um dos principais movimentos no país entre players deste segmento que formam uma Companhia com um modelo de negócios único, com atuações complementares de comunicação e educação a distância, nos mercados corporativo e acadêmico.

A Dtcom, que já possuía know-how em soluções de transmissão de TV, internet, integração de tecnologias e produção de material para educação corporativa passa a contar com uma “fábrica de conteúdo” estruturada, com metodologia própria, capaz de produzir mais de 20 mil horas de conteúdo de alta qualidade por ano na web.

Este movimento acompanha uma tendência mundial de consolidação no segmento de conteúdo de educação e comunicação corporativa. Recentemente o LinkedIn adquiriu a Lynda.com, empresa de ensino online por 1.5 bilhões de dólares. Outra movimentação do setor de educação que contribuiu para a captação de recursos em território nacional foi a fusão da Affero com a Lab SSJ, movimentando R$200 milhões em 2014.

Seguindo este cenário, a Dtcom – que passará a ter nova marca no segundo semestre – se torna uma das maiores produtoras de conteúdo para educação a distância em território nacional com previsão para 2016 de faturamento de R$30 milhões com Ebitda acima de 22%.

“O setor de educação e comunicação corporativa tem ganho relevância no cenário mundial e está passando por um processo intenso de consolidação no Brasil. Ano passado, crescemos mais de 30% em faturamento e ao unirmos essas forças complementares, estamos aptos a levar ao mercado experiências inovadoras, que auxiliam no aumento da produtividade e da qualidade da educação e comunicação dentro das empresas”, afirmou Norton Moreira (ex CEO da FabriCO), que assume o cargo de CEO com a consolidação das marcas.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Leonardo Petrelli Neto, a empresa tem como objetivo ampliar os investimentos em suas unidades de negócios no Paraná, São Paulo e Santa Catarina, para fortalecer sua atuação nacional e expandir em novos mercados. “O plano de expansão inclui o desenvolvimento de novas tecnologias de aprendizagem. O investimento em novas ferramentas de comunicação é fundamental para melhorar a capacitação e a produtividade nas companhias e por isso adquirimos a empresa líder em produção de conteúdo a distância na web. Com a união das duas marcas e a sinergia das equipes vamos fortalecer o setor internacionalmente e criar uma empresa multifuncional com o know-how da FabriCO se complementando ao leque de serviços da Dtcom para o mercado de educação no âmbito corporativo e nas instituições de ensino”, afirmou.

Pioneira na expansão do setor, a Dtcom visa um grande movimento do mercado, com foco em ofertar serviços para treinamento de colaboradores, ampliação de serviços de comunicação como TVs corporativas e produção de material customizado para instituições de ensino. Com a fusão, a nova Companhia consolida um trackrecord de centenas de projetos de destaque, processos estabilizados e grande produtividade que resultam em custos competitivos e alta qualidade.

 

 

Os mercados de comunicação e educação são convergentes necessitando de soluções complementares atendidas pela nova Companhia. Segundo pesquisa da consultoria Deloitte, em seu estudo “Educação Corporativa no Brasil”, 33% dos investimentos em treinamento já são destinados à educação a distância.  A mesma tendência ocorre no setor acadêmico, dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), informam que o ensino a distância representa 1/3 do total de matrículas em cursos superiores no país, obtendo conceitos superiores ao ensino presencial.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *