Mulheres e competição é tema de palestra em Curitiba

mulheres de negóciosO universo feminino traz consigo alguns mitos e, consequentemente, muitas discussões. Entre tantos questionamentos, fala-se da competição entre as mulheres. Por outro lado, sabe-se que duas ou mais mulheres juntas podem ser invencíveis. Diante disso, a palestra “Mulheres e competição: a importância da união feminina!”, que será ministrada pela coach Tayná Leite, da Self Desenvolvimento, pretende provocar reflexões que ajudarão a desconstruir os mitos ligados ao sexo feminino. O bate-papo será nesta quarta-feira (27), a partir das 20 horas, em Curitiba.

Tayná, que atua como coach e analista comportamental para mulheres, lembra que a sociedade insiste em dizer, por exemplo, que o sexo feminino é mais competitivo; que onde tem muita mulher há intriga, fofoca e confusão. “É muito triste que muitas de nós compramos esse mito e o reproduzimos sem pensar muito sobre a questão”, afirma.

Durante a palestra, a coach abordará desde o mito da competição feminina e sua contextualização histórica; a importância das redes de apoio em praticamente todas as sociedades e civilizações até o conceito atual de sororidade, ou seja, a aliança entre as mulheres. “Quanto mais a gente se une, mais nos fortalecemos. Vamos trazer depoimentos, inclusive, de mulheres que se apoiaram e conseguiram obter sucesso em determinadas causas”, relata Tayná.

O valor das inscrições de R$ 25,00 será revertido a um projeto de crowdfunding (financiamento coletivo). “Esse é um projeto independente – uma revista feminina livre de interesses de grandes empresas. A revista Azmina, feita por mulheres e para mulheres, é focada em temas que, muitas vezes, não são aprofundados por outros veículos. A próxima edição trará 13 reportagens com temas que serão financiados com a nossa ajuda”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *