Engenharia de conteúdo oferece boas oportunidades de negócios, mas empreendedores devem ficar atentos à alta concorrência
O crescimento da internet como principal meio de comunicação fez com que surgisse uma nova oportunidade de negócios para profissionais na área de comunicação e informática, que é a engenharia de conteúdo. Trata-se da prestação de serviços de desenvolvimento de sites, criação de portais, geração de conteúdo e implantação de ferramentas de comércio eletrônico e de banco de dados.
No caso de sites interativos na internet, esse trabalho evoluiu muito. Até alguns anos atrás, bastava contratar um webmaster para colocar, de forma artesanal, uma página no ar. Hoje, uma empresa precisa se posicionar com qualidade na grande rede, para não correr o risco de prejudicar a sua imagem. Qualquer site corporativo precisa ter, no mínimo, a capacidade de transmitir os valores da organização, carregar a identidade visual da empresa, manter uma audiência constante, criar uma comunidade, atrair o visitante, prestar serviços de atendimento e suporte ao usuário, oferecer conteúdo de qualidade e facilitar a navegação. Serviços adicionais podem ser incorporados, tais como comércio eletrônico, aplicações multimídia, ferramentas de colaboração e conteúdo para internet no celular.
Embora esse mercado tenha grande potencial de crescimento, o empreendedor que quiser entrar no ramo da engenharia de conteúdos deve estar consciente que esse é um segmento bastante concorrido. Portanto, só deve ingressar no mercado, o empresário que tiver um grande nível de conhecimento e uma boa estrutura operacional para apoio.
Quanto à localização do negócio, por se tratar de um segmento empresarial que trabalha essencialmente com imagem e gestão de conteúdos, a escolha do local passa desde a opção pela cidade, bairro, rua e público alvo. Diante disto a localização deverá se dar em um local de fácil acesso, bem servido por transporte público, que permita ser visualizada ou localizada facilmente. Isto porque como se trata de uma empresa de produção cultural, deve estar localizada, de preferência, nas proximidades de seu público alvo, facilitando assim o contato direto e permitir rápidos deslocamentos.
Já o investimento estimado pelos consultores do Sebrae para montar uma empresa de engenharia de conteúdos, de pequeno porte, em imóvel alugado, deverá girar em torno de R$ 30 mil.
Por último, considerando o grande número de empresas desse segmento que já estão em atuação no mercado, o empreendedor deverá atuar de forma altamente profissional e qualificada. Assim o atendimento aos clientes e a prestação de serviços deverá ser de alto nível, pois somente assim será possível manter e angariar futuros clientes. Outro componente estratégico para o sucesso do empreendimento é o investimento em formação dos funcionários. Uma equipe criativa e inovadora será essencial para que a empresa se destaque no mercado.