Engenharia de conteúdo oferece boas oportunidades de negócios, mas empreendedores devem ficar atentos à alta concorrência

 

engenharia de conteúdoO crescimento da internet como principal meio de comunicação fez com que surgisse uma nova oportunidade de negócios para profissionais na área de comunicação e informática, que é a engenharia de conteúdo. Trata-se da prestação de serviços de desenvolvimento de sites, criação de portais, geração de conteúdo e implantação de ferramentas de comércio eletrônico e de banco de dados.

No caso de sites interativos na internet, esse trabalho evoluiu muito. Até alguns anos atrás, bastava contratar um webmaster para colocar, de forma artesanal, uma página no ar. Hoje, uma empresa precisa se posicionar com qualidade na grande rede, para não correr o risco de prejudicar a sua imagem. Qualquer site corporativo precisa ter, no mínimo, a capacidade de transmitir os valores da organização, carregar a identidade visual da empresa, manter uma audiência constante, criar uma comunidade, atrair o visitante, prestar serviços de atendimento e suporte ao usuário, oferecer conteúdo de qualidade e facilitar a navegação. Serviços adicionais podem ser incorporados, tais como comércio eletrônico, aplicações multimídia, ferramentas de colaboração e conteúdo para internet no celular.

Embora esse mercado tenha grande potencial de crescimento, o empreendedor que quiser entrar no ramo da engenharia de conteúdos deve estar consciente que esse é um segmento bastante concorrido. Portanto, só deve ingressar no mercado, o empresário que tiver um grande nível de conhecimento e uma boa estrutura operacional para apoio.

Quanto à localização do negócio, por se tratar de um segmento empresarial que trabalha essencialmente com imagem e gestão de conteúdos, a escolha do local passa desde a opção pela cidade, bairro, rua e público alvo. Diante disto a localização deverá se dar em um local de fácil acesso, bem servido por transporte público, que permita ser visualizada ou localizada facilmente. Isto porque como se trata de uma empresa de produção cultural, deve estar localizada, de preferência, nas proximidades de seu público alvo, facilitando assim o contato direto e permitir rápidos deslocamentos.

Já o investimento estimado pelos consultores do Sebrae para montar uma empresa de engenharia de conteúdos, de pequeno porte, em imóvel alugado, deverá girar em torno de R$ 30 mil.

Por último, considerando o grande número de empresas desse segmento que já estão em atuação no mercado, o empreendedor deverá atuar de forma altamente profissional e qualificada. Assim o atendimento aos clientes e a prestação de serviços deverá ser de alto nível, pois somente assim será possível manter e angariar futuros clientes. Outro componente estratégico para o sucesso do empreendimento é o investimento em formação dos funcionários. Uma equipe criativa e inovadora será essencial para que a empresa se destaque no mercado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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