ExpoFrísia começa nesta quarta com as mais modernas tecnologias da bovinocultura leiteira do Brasil
A ExpoFrísia 2016, exposição agropecuária de Carambeí (PR), começa nesta quarta-feira (27). Nos três dias, o público, estimado em 15 mil pessoas, entre empresários e interessados no setor, vai conferir um amplo catálogo dos animais que formam a pecuária leiteira dos Campos Gerais.
No primeiro dia de evento, ocorrem a Abertura Oficial, o Clube de Bezerras e as palestras técnicas. Nos dias 28 e 29, os julgamentos das raças Jersey, Holandês Vermelho e Branco e Holandês Preto e Branco. Diariamente estarão expostos produtos, tecnologias e sistemas de produção. Organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, a feira acontece no Pavilhão de Exposições Frísia, no Parque Histórico de Carambeí.
Além de acompanhar os julgamentos, conhecer as novidades dos expositores e trocar experiências, os visitantes podem conferir diversas palestras. O professor-doutor da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves, vai apresentar o tema “Mercado do Agronegócio”.
Clóvis de Barros de Filho, professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e coordenador do programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) também estará no evento, com uma palestra motivacional.
Melhorias e aprimoramento do gerenciamento da propriedade fazem parte da palestra do professor da Esalq/USP, Paulo Machado, que vai explicar como funciona o Projeto de Gestão da Fazenda Frísia, utilizando o Sistema MDA.
Durante o evento será feito também o lançamento do 3º Catálogo de Touros da Intercooperação, que reúne uma seleção de animais de qualidade superior, escolhidos entre mais de mil exemplares das dez empresas de genética participantes. A maior parte dos touros escolhidos é da raça Holandesa Preto e Branco. A escolha envolve critérios como ênfase em produção de leite com sólidos, boa vida produtiva e características de saúde, além de úbere, pernas e porte. Disponibilizado aos produtores logo após seu lançamento, tem como objetivo principal auxiliá-los no processo de tomada de decisão sobre a compatibilidade do sêmen a ser adquirido.
Os dias 28 e 29 estão reservados para os julgamentos das três raças, na pista do Pavilhão de Exposições. Todos os animais julgados pertencem a criadores da região dos Campos Gerais. Além disso, durante os três dias, os visitantes vão conhecer animais da mais alta genética e expositores com novidades de mercado.