Latino-americanos enfrentam futuro financeiro com otimismo, mas comportamento com dinheiro pode afetar o sucesso econômico

Apesar do cenário volátil no Brasil, os brasileiros permanecem mais otimistas do que o resto do mundo, no que diz respeito ao seu futuro financeiro. Na situação atual da economia brasileira, a inflação e a instabilidade política são as principais preocupações para os brasileiros. Eles colocaram na sua lista de prioridades, economizar dinheiro para garantir uma vida confortável na aposentadoria, de acordo com o mais recente Global Investor Pulse da BlackRock (NYS: BLK)

“Apesar da volatilidade que vimos em 2015, que esperamos continuar este ano, fomos agradavelmente surpreendidos que os latino-americanos mantiveram-se positivo e focados nas coisas certas quando se tratava de seu futuro financeiro”, disse Armando Senra, diretor  executivo, responsável pela BlackRock na América Latina e Países Ibéricos. “Nós também aprendemos que existe uma grande oportunidade para os investidores ao assumir mais diversificação e exposição internacional em suas carteiras para melhor prepará-los para os objetivos de longo prazo.”

A maioria dos brasileiros (64%) descreveu seus futuros financeiros em termos positivos, mesmo com esse número sendo menor do que o de 2014 (77%), ele permanece bem acima da média global (56%). Da mesma forma, 76 % dos brasileiros estão confiantes de que eles estão fazendo as decisões corretas sobre as suas poupanças e investimentos, em comparação com os 63% e 53% dos latino-americanos e dos respondentes globais, respectivamente. Dos riscos financeiros citados, a situação da economia (62%) e o alto custo de vida (55%), seguido por aumentos nos impostos (49%), inflação (48%) e de instabilidade política (46%) se classificaram como as principais preocupações.

Altamente engajados, mas não tomando as decisões certas

Enquanto a maioria dos brasileiros (65%) já começaram a poupar para a aposentadoria e estão confortáveis fazendo suas próprias decisões de investimento (76%), eles possuem uma concentração muito grande em dinheiro (67% , em comparação com 59% globalmente) e muito pouco em ações (5%, em comparação com 15% globalmente) ou títulos (5 % vs. 6% globalmente), para atingirem seus objetivos de aposentadoria. Apesar disso, mais da metade (73%) disseram que estão muito confiantes sobre serem capazes de atingir o seu rendimento anual necessária na aposentadoria.

Os brasileiros estão conscientes de que devem deter menos dinheiro do que eles têm atualmente. No entanto, eles estão concentrados em dinheiro, devido ao risco de perder dinheiro (37%), sendo capaz de tirá-lo facilmente (32%) e não ter dinheiro suficiente para investir em outro lugar ( 20%). Além disso, os brasileiros não estão familiarizados com outros investimentos (18%) que os impede de tomarem melhores decisões de investimento. Quase metade (42%) disseram que possuem apenas poupança e sem investimentos .

Entre aqueles que investem as suas poupanças, apenas uma minoria dos investidores (31%) têm exposição internacional e quase todos os investimentos (96%) estão em produtos locais. No entanto, os brasileiros querem expandir essa exposição. Uma maneira de oferecer uma solução para diversificação é através de Exchange Traded Funds (ETFs), apenas 37% dos entrevistados estão familiarizados com este instrumento de investimento e 13% investem nele. Vale a pena mencionar que 90% consideram investir neles no futuro.

Investimentos dos latino-americanos não atendem renda necessária para o amanhã

Poupar para viver confortavelmente na aposentadoria foi citada como a prioridade financeira mais importante para os brasileiros depois de poupar dinheiro em geral, mas mais de metade (73%) estão confiantes de que serão capazes de fazê-lo. Ainda que as mulheres brasileiras esperam se aposentar cinco anos mais cedo do que a idade da aposentadoria atual. Isso as torna um dos menos realistas / informadas sobre a aposentadoria na América Latina.

Apenas 25% dos brasileiros com pensões obrigatórias não acham que seus planos de pensão obrigatórios vai cuidar de suas necessidades de renda de aposentadoria. Na verdade, a pesquisa mostrou que os latino- americanos esperam para se sustentar para uma aposentadoria que vai durar 20 anos substituindo entre 60-80% da sua renda familiar atual, no entanto, as suas poupanças reais de aposentadoria declaradas duraria menos de três anos na Colômbia e menos de um ano para os mexicanos, brasileiros e chilenos.

Como se tornar um investidor bem informado

Aumente seu QI Financeiro – Tudo começa com melhorando o seu conhecimento sobre dinheiro e investimentos. O Investor Pulse nos diz que ‘não saber o suficiente’ é mencionado por 35% dos latino-americanos como a principal razão pela qual eles não investem. As ferramentas de busca e sites financeiros educacionais possuem uma riqueza de informações que podem fornecer uma visão sobre temas como a alocação de ativos e diversificação internacional.

Tome liderança – Quando se trata de fazer boas decisões financeiras, isso começa com você. Se você está fazendo isso por conta própria ou utiliza um especialista que te aconselha, você tem um importante – e ativo – papel . Você tem mais a ganhar ou perder com base nas decisões que você faz sobre como você gasta, poupa e invese seu dinheiro.

Comece Cedo – Um dos passos mais importantes que você pode tomar para alcançar uma aposentadoria bem sucedida ou alcançar um objetivo importante, é começar cedo. Quanto mais jovem você for, mais tempo você terá para crescer seus investimentos. A idade média dos latino-americanos no Brasil, México e Colômbia acreditam que eles deveriam começar a investir para a aposentadoria entre 23-25 anos. No entanto, nunca é tarde demais para começar.

Siga seu planejamento – Em algum momento, o agora fica no caminho do planejamento para o futuro. Definir metas é o primeiro passo importante para garantir que você se coloque no caminho para alcançar seus objetivos. A maioria dos latino-americanos levam o planejamento financeiro a sério. Certifique-se de que você é parte do grupo que possui um plano para se concretizar.

Busque Aconselhamento – As decisões importantes que você faz na vida, seja para planejar para a aposentadoria, começar um negócio ou onde investir o seu dinheiro, muitas vezes têm implicações de longo prazo para o seu bem-estar financeiro. Procure aconselhamento pode ajudá-lo no caminho certo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *