Segurança eletrônica é um dos setores mais promissores para se empreender
Entre as necessidades básicas do ser humano está a segurança, e isso tem tornado o mercado bastante promissor. No caso da segurança eletrônica, a média de crescimento tem se mantido na casa de dois dígitos ao ano, segundo dados divulgados por associações e sindicatos do setor. O aumento na demanda se deve à elevação da insegurança e à redução dos custos dos sistemas que antes eram destinados apenas às classes de maior poder econômico.
Mas, antes de abrir o negócio, o empresário deve fazer uma pesquisa de mercado, que não precisa ser sofisticada e nem dispendiosa em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e as características gerais do público que pretende atingir.
Quanto à localização da Empresa de Monitoramento Eletrônico, ela deve ser decidida levando em consideração alguns aspectos, como a adequação dos clientes e dos funcionários. No caso dos clientes, apesar de não ser muito frequente a ida deles à empresa, é importante que o empreendedor considere a facilidade de acesso ao local. No caso dos funcionários, que a empresa seja localizada próxima a pontos de transporte coletivo, restaurantes, lanchonetes e farmácias.
Já o investimento, vai depender de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio, como por exemplo, decidir sobre o local que será montado o negócio: se o imóvel será próprio ou alugado; e também devem ser avaliadas todas as modificações necessárias no local para o funcionamento da empresa. Porém, de acordo com cálculos dos consultores do Sebrae, considerando uma empresa de porte pequeno instalada em um imóvel alugado de 30m², será necessário um investimento inicial de R$ 80 mil.
Por último, o empreendedor que está pensando em abrir uma empresa de Monitoramento Eletrônico de Residências deve verificar os preços praticados pelos concorrentes; manter um show room para que os clientes conheçam o sistema e os equipamentos utilizados e diversificar os serviços para clientes corporativos.