80% das organizações devem passar por mudanças radicais até 2020

A Atos, líder internacional em serviços digitais, apresenta a sexta edição de seu relatório independente de tendências. O ‘Ascent Look Out’ reúne a inteligência de mais de 200 profissionais de várias regiões e setores sobre a evolução futura do mundo digital. O relatório oferece uma análise profunda das tendências emergentes e os setores envolvidos, as necessidades empresariais e as tecnologias que estarão liderando a transformação digital durante os próximos anos.

Afinal, muitas das grandes mudanças previstas para os próximos anos serão desenvolvidas por empresas ‘tradicionais’ que precisam se adaptar à Indústria 4.0, cidades inteligentes, lojas conectadas e serviços públicos inteligentes. As inovações e as megatendências mais espetaculares do futuro já estão tomando forma.

O Ascent Look Out inicia sua análise com a pesquisa de megatendências. O levantamento aponta as mudanças sociais, econômicas e políticas que terão impacto sobre nossas vidas pessoais e profissionais. Até 2020, 80% das organizações devem passar por mudanças radicais. Portanto, é importante que as corporações tenham uma visão que incorpore mais do que seu próprio setor e explore outros mercados porque é lá que as novidades devem surgir.
“O futuro pode ser incerto, mas uma questão é inegável: as análises, tecnologias de inteligência e a robótica serão a principais ferramentas, mudando o atual cenário, de acordo com a nossa Agenda CxO e análise Tech Trends. A nossa intenção foi a de desenvolver um relatório de tendências que ajude nossos clientes a tomarem decisões estratégicas e manterem sua competitividade”, afirma Philippe Vannier, vice-presidente executivo sênior e diretor de Tecnologia da Atos.

O relatório inclui uma pesquisa rigorosa de 20 mercados e revela centenas de tendências, entre elas:
• Como carros conectados estão transformando não somente as montadoras, locadoras e táxis, mas também a gestão do trânsito e de estacionamento em nossas cidades, além dos modelos de seguro automotivo.
• Como empresas de saúde estão usando sistemas de computação de alto desempenho para prever doenças e oferecer posologias customizadas que garantam tratamentos mais efetivos e eficientes.
• Como a impressão 3D deve reformular a cadeia de suprimentos, desmaterializando produtos concretos e permitindo a impressão domiciliar dentro de alguns anos.

A Atos já constatou a presença de tecnologias digitais que estão trazendo mudanças profundas nos modelos de negócios de várias companhias. Essas tecnologias oferecem novas fontes de receita e criam oportunidades de agregar valor. O Ascent Look Out revela as cinco regras de ouro para reinventar seu negócio e crescer na era digital.

“O mundo B2C iniciou a interação com o consumidor final, mas essa interação também chegou ao mundo B2B e deve redefinir os relacionamentos desse mercado. Estamos detectando um círculo virtuoso pelo qual a transformação digital é convergente nesses dois mundos, com repercussões em setores adjacentes. A nossa análise profunda é uma forma de ajudar nossos clientes e garantir que 80% das organizações possam migrar, com sucesso, para novos modelos de negócios até 2020”, afirma Patrick Adiba, vice-presidente executivo do Grupo e diretor Comercial, Olimpíadas e Grandes Eventos da Atos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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