Empresas competitivas precisam reduzir seu custo logístico

codiflexA redução de custos faz parte da política da maioria das empresas do setor de logística. Manter a operação rentável e com alto padrão de qualidade competitivo são desafios que precisam de estudo e estratégia. Adriano Pereira, presidente da Codiflex lembra que “em um ambiente competitivo como o atual, a área logística das empresas precisam ser muito bem conduzidas visando obter o máximo de eficiência para que se tenham reduções de custos e eliminação de desperdícios”.

Bem depois do custo das mercadorias vendidas (CMV), o maior gasto de muitas empresas está no Custo Logístico e, em encontrar soluções neste setor pode impactar nos custos finais. Adriano Pereira entende que em um país intercontinental como o Brasil, encontrar soluções mais adequadas para se vencer grandes distâncias torna-se fundamental para a sobrevivência dos negócios: “são muitas as estratégias que precisam ser adotadas por uma empresa de grande porte. Vai do controle dos indicadores de entrega no cliente dos produtos (OTIF) até escolher de maneira correta a embalagem de proteção e transporte para evitar perdas com avarias” explica Adriano Pereira.

Quando não há uma análise prévia de uma empresa para buscar, ou conhecer novas soluções em embalagens para logística, as perdas podem ser consideráveis no final do processo. É preciso se atualizar sempre neste tema e focar em novas soluções que reduzam custos e evitem danificar o que está sendo transportado.

Adriano Pereira explica que todos os dias a área logística cresce em importância estratégica para as empresas, gerando grandes oportunidades de melhorias. Porém, para o empresário, muitos gestores no Brasil ainda não dão a devida importância para a embalagem a ser usada, e as melhores práticas de manuseio no transporte e distribuição das mercadorias, gerando desta maneira, dentre outros transtornos: – custos adicionais de fretes – retrabalhos – baixo aproveitamento de cargas – falta de garantias.

“Os gastos podem chegar a até 4,5% do custo total de um produto. É muito dinheiro se pensarmos em termos competitivos onde temos empresas de mercados maduros e desenvolvidos e que muitas vezes trabalham como meta deste indicador na faixa de 0,3%” completa. Kleber

Osadczuk, analista de PCP – Planejamento e Controle da Produção da Codiflex, explica como é feita essa busca por soluções usando como exemplo o setor de siderurgia: as embalagens estão acomodadas após um estudo de material prévio e, com os dados levantados, é possível transportar com melhor aproveitamento de espaço além de economizando no próprio espaço físico de cada empresa.

“Temos um exemplo aqui em que todas as chamadas luvas, que são onde se encaixam as peças, estão cintados com 240kg em cada pallet totalizando 1300 kg e o material nem se move. Tudo chega ao cliente de maneira adequada e ele consegue acomodar de maneira adequada à logística própria” exemplifica Kleber.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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