Festas juninas devem representar 15% de crescimento nas vendas de produtos à base de amendoim
O período de festas juninas, evento comemorado em diferentes partes do país, deve representar um crescimento de 15% nas vendas de doces e salgados à base de amendoim da Santa Helena, em comparação ao mesmo período de 2015. De acordo com o diretor comercial da empresa, Luís Bertella, o aumento deve-se, principalmente, a dois fatores: tradição em consumir produtos à base de amendoim nesse período e qualidade comprovada pelos 74 anos de história da Santa Helena no segmento.
A empresa é hoje a maior indústria da área de doces e confeitos à base de amendoim do Brasil e foi uma das primeiras do setor de amendoim a obter o selo Pró-Amendoim, da Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), que atesta a boa procedência, o excelente armazenamento e a qualidade de todos os produtos fabricados pela empresa.
Para o período junino deste ano, a empresa vem apostando em recentes lançamentos, como a Paçoquita Mini Esportes, que transformou o principal item do varejo no segmento, a Paçoquita Mini, para este período pré-Olimpíada 2016. Com embalagem exclusiva e cards colecionáveis sobre curiosidades de nove modalidades da competição (hipismo, ciclismo, atletismo, judô, vôlei, natação, futebol, tênis e basquete), o doce de amendoim mais famoso do Brasil tem agora, na versão especial, informações dos esportes no cartucho interno. A versão é limitada, e os cartões estão distribuídos de forma aleatória.
Além disso, a Santa Helena traz ao mercado seu novo posicionamento da marca, traduzido em um conceito inovador, que valoriza a sua essência de mais de sete décadas de experiência no mercado do amendoim. Com visual mais alegre e simpático e uma logomarca inspirada na vagem do amendoim, principal característica dos produtos da marca, a empresa busca ser a referência da categoria do grão no país.
Outros itens já consagrados na mesa do brasileiro e presença garantida das festas juninas são produtos como a Paçoquita em todas as suas versões, da tradicional à Diet, com Aveia, Cremosa e Cremosa Zero; o Crokatto, delicioso pé de moleque crocante; e a linha de Doces Tradicionais, que também possuem maior procura nas festas juninas.
A linha de snacks de amendoim também já caiu no gosto dos brasileiros, pois combina muito bem com diferentes momentos. A empresa aposta ainda nos tradicionais Mendorato (amendoim japonês), o crocante Crokíssimo, o Grelhadito’s e o Amindu’s. Este último, tradicional amendoim torrado e salgado da Santa Helena que desde 2015 ganhou novos sabores em seu portfólio, além do tradicional: Pimenta com Limão, Mostarda com Mel e Wasabi. O clássico amendoim sem sal também ganhou nova versão, com peso de 200g.
Os eventos juninos realizados por todo o território nacional para comemorar o Dia de São João possuem forte presença da Santa Helena, e o período representa 30% das vendas no segmento de doce no ano todo “Percebemos que os consumidores buscam cada vez mais alternativas para os diferentes momentos de consumo e temos atendido com novos produtos, sabores e embalagens para os diversos canais”, comenta Bertella.
Para atrair a atenção dos consumidores no período junino, a Santa Helena realiza uma decoração especial nas lojas e exposição diferenciada nos pontos de venda. Neste ano, eles ainda trazem a nova marca Santa Helena. “Diversas ações já estão sendo feitas nos pontos de vendas por meio de barracas juninas, pontos extras, displays e forrações, além de investimentos em encartes, tabloides e anúncios”, aponta Bertella.
O brasileiro percebeu a importância do amendoim na dieta. O grão, extremamente saudável e rico em nutrientes como vitaminas e minerais, ganhou mais visibilidade e maior procura por parte do consumidor, fatos que geraram aumento na demanda por produtos derivados. Ele é livre de glúten, rico em proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos, auxilia no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue e diminui o risco de doenças cardiovasculares.