Festas juninas devem representar 15% de crescimento nas vendas de produtos à base de amendoim

festa juninaO período de festas juninas, evento comemorado em diferentes partes do país, deve representar um crescimento de 15% nas vendas de doces e salgados à base de amendoim da Santa Helena, em comparação ao mesmo período de 2015. De acordo com o diretor comercial da empresa, Luís Bertella, o aumento deve-se, principalmente, a dois fatores: tradição em consumir produtos à base de amendoim nesse período e qualidade comprovada pelos 74 anos de história da Santa Helena no segmento.

A empresa é hoje a maior indústria da área de doces e confeitos à base de amendoim do Brasil e foi uma das primeiras do setor de amendoim a obter o selo Pró-Amendoim, da Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), que atesta a boa procedência, o excelente armazenamento e a qualidade de todos os produtos fabricados pela empresa.

Para o período junino deste ano, a empresa vem apostando em recentes lançamentos, como a Paçoquita Mini Esportes, que transformou o principal item do varejo no segmento, a Paçoquita Mini, para este período pré-Olimpíada 2016. Com embalagem exclusiva e cards colecionáveis sobre curiosidades de nove modalidades da competição (hipismo, ciclismo, atletismo, judô, vôlei, natação, futebol, tênis e basquete), o doce de amendoim mais famoso do Brasil tem agora, na versão especial, informações dos esportes no cartucho interno. A versão é limitada, e os cartões estão distribuídos de forma aleatória.

Além disso, a Santa Helena traz ao mercado seu novo posicionamento da marca, traduzido em um conceito inovador, que valoriza a sua essência de mais de sete décadas de experiência no mercado do amendoim. Com visual mais alegre e simpático e uma logomarca inspirada na vagem do amendoim, principal característica dos produtos da marca, a empresa busca ser a referência da categoria do grão no país.

Outros itens já consagrados na mesa do brasileiro e presença garantida das festas juninas são produtos como a Paçoquita em todas as suas versões, da tradicional à Diet, com Aveia, Cremosa e Cremosa Zero; o Crokatto, delicioso pé de moleque crocante; e a linha de Doces Tradicionais, que também possuem maior procura nas festas juninas.

A linha de snacks de amendoim também já caiu no gosto dos brasileiros, pois combina muito bem com diferentes momentos. A empresa aposta ainda nos tradicionais Mendorato (amendoim japonês), o crocante Crokíssimo, o Grelhadito’s e o Amindu’s. Este último, tradicional amendoim torrado e salgado da Santa Helena que desde 2015 ganhou novos sabores em seu portfólio, além do tradicional: Pimenta com Limão, Mostarda com Mel e Wasabi. O clássico amendoim sem sal também ganhou nova versão, com peso de 200g.

Os eventos juninos realizados por todo o território nacional para comemorar o Dia de São João possuem forte presença da Santa Helena, e o período representa 30% das vendas no segmento de doce no ano todo “Percebemos que os consumidores buscam cada vez mais alternativas para os diferentes momentos de consumo e temos atendido com novos produtos, sabores e embalagens para os diversos canais”, comenta Bertella.

Para atrair a atenção dos consumidores no período junino, a Santa Helena realiza uma decoração especial nas lojas e exposição diferenciada nos pontos de venda. Neste ano, eles ainda trazem a nova marca Santa Helena. “Diversas ações já estão sendo feitas nos pontos de vendas por meio de barracas juninas, pontos extras, displays e forrações, além de investimentos em encartes, tabloides e anúncios”, aponta Bertella.

O brasileiro percebeu a importância do amendoim na dieta. O grão, extremamente saudável e rico em nutrientes como vitaminas e minerais, ganhou mais visibilidade e maior procura por parte do consumidor, fatos que geraram aumento na demanda por produtos derivados. Ele é livre de glúten, rico em proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos, auxilia no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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