Sistemas auxiliam na gestão de empresas na crise

Os softwares para gestão de empresas são essenciais, e quando alinhados à outras práticas estratégicas, podem definir os rumos das corporações. Afinal, uma empresa bem gerida aumenta de maneira exponencial as chances de sobrevida em momentos de crise, como a que enfrenta o Brasil atualmente. Este cenário tem atraído investimento de empresas internacionais desenvolvedoras de softwares de gestão.

É o caso da Sage, líder de mercado para sistemas de gestão empresarial, pagamentos, contabilidade e emissão de notas fiscais, que acaba de lançar uma campanha para credenciar novos parceiros no Brasil. Eles serão responsáveis pela comercialização e implantação do software de gestão chamado Sage X3. De acordo com o presidente da Sage no Brasil, Jorge Santos Carneiro, uma plataforma de gestão precisa responder com precisão e rapidez às demandas complexas de administração. Funcionalidades como apontar novos cenários e antecipar ao usuário a solução de desafios no controle e apuração dos custos, torna a tecnologia poderosa para impactar nas receitas da companhia. “O Sage X3 se propõe a fazer esta entrega para empresas de médio e grande portes”, destaca o presidente.

Alguns números apontaram essa oportunidade para a multinacional, que passou a oferecer esse suporte às empresas nacionais. Apenas nos três primeiros meses de 2016, os pedidos de falência no Brasil cresceram 31,5%, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito. Já os pedidos de recuperação judicial tiveram alta de mais de 165% no comparativo com 2015.

Somado a isso, a pesquisa Demografia das Empresas, realizada pelo IBGE, apontou que mais da metade das empresas é fechada após quatro anos de atividades. “Muitos pequenos e médios empreendedores não consideram o investimento em ferramentas de gestão essencial para os primeiros anos do negócio, entretanto, este período é determinante para que tenham visão estruturada da empresa e possam tomar decisões com segurança”, ressalta.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste são os principais focos da campanha que a Sage acaba de lançar, com o intuito de aumentar a rede de representantes. Em São Paulo, as regiões de Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Presidente Prudente são preferenciais e já estão abertas ao credenciamento de novos parceiros, assim como os outras cidades-chave das três regiões. A meta é chegar a 15 novos canais nas cidades que fazem parte da ação, nos próximos dois meses. Esses parceiros devem disponibilizar espaço físico para receber os clientes, com escritório, estrutura de atendimento comercial e consultoria de implantação do Sage X3.

“Acreditamos que essas parcerias podem ajudar a alavancar os negócios do Sage X3 no Brasil, a exemplo do que já acontece em outros países. E isso também contribui para a melhoria do cenário econômico do Brasil, pois vamos ajudar as empresas a passarem pela crise sem tantas turbulências”, ressalta o executivo.

O Sage X3 oferece uma grande variedade de funcionalidades integradas, para dar suporte a todos os processos empresariais principais, com recursos e investimento de TI mínimos. A solução é dividida em módulos como finanças, compras, vendas, CRM, estoque e produção, além de emitir relatórios e gerenciar o negócio como um todo. Para conhecer a solução, basta acessar www.sagex3.com.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *