Confecção de camisetas é um mercado viável para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas
No setor de vestuário, a confecção de camisetas se apresenta como um bom negócio para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Isto porque a camiseta é umas das peças do vestuário mais utilizadas pelos consumidores de todos os segmentos econômicos. Só para se ter uma idéia do tamanho do mercado de camisetas no Brasil, o setor tem faturado nos últimos anos mais de R$ 3 bilhões anualmente.
Apesar do mercado se apresentar atraente, o empreendedor que quer entrar no negócio, precisa elaborar, antes de tudo, um plano de negócios bem estruturado. Este plano garantirá as informações fundamentais para viabilizar o sucesso da empresa e a conquista de uma fatia no mercado selecionado.
As camisetas podem ser destinadas a diversos tipos de clientes classificados por gênero, idade e classe social. O mercado é geograficamente bem distribuído, a concorrência é diversificada e a demanda universal. Além disso, é o tipo de negócio que surge do saber fazer, podendo ser ofertado por qualquer pessoa que tenha experiência e conhecimento na atividade de costura.
O investimento para abrir uma confecção de camisetas vai variar de acordo com o porte do negócio. No entanto, de acordo com cálculos do Sebrae, para uma confecção de pequeno porte, montada em imóvel alugado, o investimento gira em torno de R$ 30 mil, considerando aí a compra de máquinas, mesas, tesouras, computador e demais acessórios.
Já a localização do negócio é um aspecto determinante para o sucesso do empreendimento, pois a escolha do ponto adequado responde por até 25% do sucesso do comércio. No momento de escolher o local da empresa, os principais pontos que o empreendedor deve considerar são o preço do aluguel; a compatibilidade entre o público local e o padrão de serviço a ser prestado e a visibilidade do imóvel. Sugere-se que no início das atividades, como forma de contenção de custos, a empresa seja instalada próxima do mercado consumidor e, dependendo do caso, também é importante estar localizada próxima aos distribuidores, o que possibilita a economia de custos com transporte.
Por último, o setor de confecção de camisetas é bastante concorrido. Só em Curitiba, mais de 200 empresas disputam o mercado.