Confecção de camisetas é um mercado viável para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas

fábrica de camisetasNo setor de vestuário, a confecção de camisetas se apresenta como um bom negócio para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Isto porque a camiseta é umas das peças do vestuário mais utilizadas pelos consumidores de todos os segmentos econômicos. Só para se ter uma idéia do tamanho do mercado de camisetas no Brasil, o setor tem faturado nos últimos anos mais de R$ 3 bilhões  anualmente.

Apesar do mercado se apresentar atraente, o empreendedor que quer entrar no negócio, precisa elaborar, antes de tudo, um plano de negócios bem estruturado. Este plano garantirá as informações fundamentais para viabilizar o sucesso da empresa e a conquista de uma fatia no mercado selecionado.

As camisetas podem ser destinadas a diversos tipos de clientes classificados por gênero, idade e classe social. O mercado é geograficamente bem distribuído, a concorrência é diversificada e a demanda universal. Além disso, é o tipo de negócio que surge do saber fazer, podendo ser ofertado por qualquer pessoa que tenha experiência e conhecimento na atividade de costura.

O investimento para abrir uma confecção de camisetas vai variar de acordo com o porte do negócio. No entanto, de acordo com cálculos do Sebrae, para uma confecção de pequeno porte, montada em imóvel alugado, o investimento gira em torno de R$ 30 mil, considerando aí a compra de máquinas, mesas, tesouras, computador e demais acessórios.

Já a localização do negócio é um aspecto determinante para o sucesso do empreendimento, pois a escolha do ponto adequado responde por até 25% do sucesso do comércio. No momento de escolher o local da empresa, os principais pontos que o empreendedor deve considerar são o preço do aluguel; a compatibilidade entre o público local e o padrão de serviço a ser prestado e a visibilidade do imóvel. Sugere-se que no início das atividades, como forma de contenção de custos, a empresa seja instalada próxima do mercado consumidor e, dependendo do caso, também é importante estar localizada próxima aos distribuidores, o que possibilita a economia de custos com transporte.

Por último, o setor de confecção de camisetas é bastante concorrido. Só em Curitiba, mais de 200 empresas disputam o mercado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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