Maior feira calçadista da Itália terá mais de 60 marcas brasileiras

calçados- Feira na ItáliaCom recorde de marcas, o Brazilian Footwear, programa mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), prepara a participação verde-amarela na maior feira italiana do setor, a theMicam. A feira, que acontecerá entre 3 e 6 de setembro, em Milão, terá 63 marcas brasileiras que se juntarão a outras cerca de 1,5 mil de todo o mundo.

Para a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Maria Patrícia de Freitas, a participação recorde decorre da combinação da atratividade do preço mais competitivo para o mercado internacional, proporcionado pela valorização do dólar sobre o real, e a efetividade da mostra em termos de negócios. “A internacionalização da mostra é um atrativo muito grande. Dos quase 33 mil visitantes registrados na feira do ano passado, mais de 16 mil eram de outros países que não a Itália, com destaque para Espanha, Alemanha, França e Rússia, alguns dos principais mercados para o calçado brasileiro”, explica a analista.

No ano passado, a Itália, país com maior número de compradores na feira, importou 1,5 milhão de pares verde-amarelos por US$ 15,44 milhões, valor 10,5% superior ao registro de 2014. O número não chegou a ser surpresa para quem acompanhou a participação nacional na theMicam do ano passado. Segundo Maria Patrícia, na feira de setembro do ano passado, foram comercializados in loco e alinhavados negócios na ordem de US$ 33 milhões, número que pode aumentar na edição de 2016.

Participam desta edição da theMicam as marcas Anatomic & Co, Boaonda, Carrano, Cecconello, Democrata, Kildare, Madeira Brasil, Verofatto, Sapatoterapia, Werner, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Modare Ultraconforto, Sollu, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago, Tabita, Paolo Sesto, Capelli Rossi, Usaflex, Stéphanie Classic, Andacco, Freeway, Itapuã, New Face, Itsandal, Piccadilly, Lilybi, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Radamés, Kontatto, Pegada, Toni Salloum, Francajel, Frattina, Suzana Santos, Renata Mello, Bibi, Ferracini 24h, Tanara Brasil, Kolosh Brasil, Via Scarpa, Scarpinha, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Ala, Zatz, Amazonas Sandals, Cravo & Canela, Lia Line, Crysalis, Valentina, Guilhermina, Raphaella Booz, Luz da Lua e Cristófoli.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *