You are here
Home > Palestras > Boa comunicação é forma de manter e atrair clientes em tempos de crise

Boa comunicação é forma de manter e atrair clientes em tempos de crise

Sulamita Mendes.
Sulamita Mendes.

O cuidado com a comunicação está entre os dez pontos mais importantes para as empresas em épocas de crise econômica. É o que mostra um estudo da escola de negócios espanhola Centro de Estudos Financeiros (CEF). No setor de serviços, inclusive, saber se comunicar passa a ser uma ferramenta ainda mais necessária. Com o objetivo de ressaltar a importância da comunicação e convivência no ambiente de trabalho, a Faculdade ILAPEO oferece a palestra gratuita e aberta ao público, “Como saber se comunicar pode melhorar seu dia”. O evento, em comemoração ao Dia da Secretária, será ministrado pela palestrante especialista em Comunicação Organizacional, Marketing e Gestão de Crises de Imagem, Sulamita Mendes, que possui uma vasta experiência e está na área há mais de 30 anos.

Normalmente, o primeiro contato do cliente com a empresa ou marca de um produto ou serviço acontece por meio da secretária ou outro atendente, muito antes de se conhecer ou ouvir falar do profissional que irá depois efetivamente realizar o serviço. Como no caso de um consultório odontológico, por exemplo, Sulamita explica que “se a recepcionista ou a secretária não tenham sido adequadamente orientadas, com certeza sua forma de atendimento influenciará na percepção do cliente de como foi o serviço do dentista ou mesmo, da clínica, como um todo”.

Muitas empresas e mesmo profissionais autônomos desconhecem a importância do bom atendimento no resultado de seus negócios. São muitos os exemplos de consumidores que acabam não efetuando uma compra ou que saem falando mal de um estabelecimento simplesmente porque foi atendido de forma errada ou desrespeitosa, explica Sulamita.
Entre os assuntos que serão abordados na palestra está a comunicação positiva, também chamada de comunicação não violenta (CNV), a convivência, como trabalhar em equipe, a assertividade e a inteligência social. Os 20 primeiros inscritos que estiverem presentes no evento receberão o livro da palestrante, “As Sutilezas e o Óbvio da Comunicação Corporativa”, lançado em 2014. A palestra faz parte do Projeto de Extensão em Saúde Integrada promovido pela Faculdade ILAPEO, referência em saúde e bem estar.
Sulamita Mendes é especialista em Comunicação Corporativa, Marketing e Gestão de Crises de Imagem. No Mercado há mais de 30 anos, foi Superintendente na Secretaria da Comunicação na Prefeitura de Curitiba, Gerente Estadual de Marketing no Sebrae no Paraná, entre outras empresas em que atuou, tanto no setor público com no privado. Atualmente tem a empresa Sulamita Mendes – Comunicação Estratégica, que presta serviços para profissionais liberais e empresas. Realiza palestras, coach, consultorias e treinamentos em comunicação, marketing, convivência interpessoal e crise de imagem. É professora em Pós-Graduação em várias entidades de ensino, no Paraná e Santa Catarina. É formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade, MBA em Comunicação e Marketing e doutoranda em Psicologia Social.
Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top