Profissionais da Comunicação discutem futuro da Assessoria de Imprensa

jornalistasCuritiba realiza na próxima quinta-feira, dia 22 de setembro, o primeiro evento da cidade 100% dedicado ao mercado de Assessoria de Imprensa, um dos serviços da Comunicação Corporativa que mais vem se transformando nos últimos anos. Idealizado por três jovens comunicadores – Raphael Moroz, Fernanda Castelhano e Pamela Cordeiro –, o Follow Up Curitiba nasce com a proposta de ser um ponto de encontro e debates sobre o presente e o futuro da Assessoria de Imprensa e seu papel na construção de imagens e valores de marcas, a partir da produção de conteúdo.

Segundo Moroz, a ideia do evento surgiu da necessidade do próprio mercado. “Muitos profissionais saem direto das faculdades de Jornalismo para as empresas de Assessoria de Imprensa sem entender exatamente desse mercado, por falta de informação e formação acadêmica. Por isso, criamos o Follow Up Curitiba para ser uma referência na transmissão de conhecimentos atualizados sobre essa área da Comunicação”, explica o idealizador do evento.

Follow up é uma expressão em inglês que significa acompanhar ou fazer o acompanhamento. Quando alguém realiza um follow up, significa que está fazendo uma avaliação de algo já foi feito, para obter uma resposta. Na Assessoria de Imprensa, o follow up é o trabalho que o assessor faz junto aos jornalistas para acompanhar o recebimento, a avaliação e a produção da sugestão de pauta oferecida ao veículo de comunicação.

O primeiro Follow Up Curitiba reunirá quatro profissionais do mercado. Sulamita Mendes fará a palestra de abertura, com o tema “A Assessoria de Imprensa e as novas formas de circulação da informação”. Especialista em Comunicação, Marketing, Convivência e Gestão de Crises, Sulamita possui mais de 30 anos de experiência profissional e já atuou como superintendente da Secretaria Municipal da Comunicação Social de Curitiba, como gerente de marketing no Sebrae e no ISAE/FGV e como assessora de imprensa nas áreas privada e pública.

Após a palestra de abertura, os jornalistas Ana Paula de Carvalho, Emily Kravetz e Guilherme Grandi participam de um talk show que debaterá os desafios das diferentes modalidades de Assessoria de Imprensa, com espaço para interação e perguntas do público participante.

Pós-graduada em Gestão da Comunicação Organizacional, MBA em Marketing e mestranda em Comunicação e Linguagens, Ana Paula tem 15 anos de mercado de Assessoria de Imprensa para o setor privado. Já Emily Kravetz, atual assessora de imprensa no Detran-PR, contribuirá com a sua experiência no setor público. Guilherme Grandi, que também atua na área de Comunicação há 15 anos, trará a sua experiência como assessor freelancer no mercado local.

O primeiro Follow Up Curitiba será realizado no dia 22 de setembro, das 19h às 22h15, na nova sede da Faculdade Inspirar (Al. General Raul Munhoz, 12 – São Francisco). O evento é dirigido a jornalistas, assessores de comunicação e estagiários do setor. As inscrições custam R$ 65,00 e podem ser feitas pelo Facebook (www.facebook.com/followupcuritiba) ou diretamente no link http://goo.gl/6hvpNO.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *