Permuta ajuda na fidelização de clientes

Alessandro Candiani.
Alessandro Candiani.

Fim de ano e muitas empresas já se preparam para as férias coletivas ou folgas de Natal e Réveillon. É justamente nesta época que costumamos renovar as energias, as amizades e claro, o bom relacionamento com o cliente. Os brindes são mimos indispensáveis quando se fala em festas de final de ano, além de contribuírem para a fidelização dos clientes. Ser lembrado pela parceria de um ano árduo e cheio de trabalho, com um presente pequeno, porém muito útil, é uma receita antiga do marketing.

Porém, alguns empresários não tem o conhecimento de que é possível fazer troca de seus serviços pelos brindes de outra empresa especializada. Através da permuta, o serviço pode ser mais em conta e não há nada melhor do que isso para fechar bem o ano. Com esse objetivo e também para conquistar novos clientes e angariar mais negócios e lucratividades, muitas corporações aderem à redes de permutas, que possui entre os associados, companhias de pequeno, médio e grande porte, de todos os segmentos, inclusive brindes e marketing.

Esta procura por negócios via permuta é cada vez mais comum e vantajosa, pois é possível trocar o que a empresa tem pelo que precisa. Atualmente há como realizar negócios via permuta multilateral, onde os empreendedores disponibilizam na empresa de permuta, que funciona como um banco de crédito, produtos ou serviços ociosos, com foco em trocá-los por créditos de Unidades de Permuta (UPs). Com este crédito, podem escolher entre os itens disponibilizados na rede, como os brindes e o serviço de entrega, sem precisar gastar dinheiro ou mexer no caixa da empresa.

Porém, é bom ficar atento, pois antes de enviar um brinde é necessário ter um alvo bem definido, como o Natal e o final de ano, quando se fecha mais um ciclo de relacionamento comercial, ou num evento. Cada presente deve ter um perfil diferente, dependendo de alguns fatores, como: o público-alvo, o posicionamento da marca e os resultados esperados da ação. Eles podem ser objetos diversos, que remetam à marca ou aos produtos da empresa, para atingir o desígnio desejado. Normalmente no final do ano, muitas companhias costumam presentear com agendas, calendários, cadernos de mesas, entre outros “mimos”, enviados via portador ou correio, juntamente com um cartão de felicitações. A ação deve ser bem direcionada ao público-alvo, pois o ideal é fazer uma ação de marketing focada em segmentos específicos de mercado. Objeto de desejo, os brindes podem ser bastante disputados em feiras, estandes e até em supermercados. A fórmula, por mais que pareça antiga, ainda é muito utilizada.

É sempre bom estarmos cientes que os clientes gostam de serem lembrados e pensar neles “com carinho” é um esforço para manter a carteira sempre ativa. Com certeza fica menos oneroso adquirir os brindes em uma rede de permuta, onde a compra é parecida a uma obtenção com cartão de crédito, débito ou dinheiro, não demora, tem prazo de entrega, garantia e, se necessário, manutenção e assistência técnica. Tudo isso sem utilizar dinheiro e nem mexer no caixa da companhia.

O artigo foi escrito por Alessandro Candiani, que é presidente da Permute.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *