Projeto visa auxiliar empreendedores por meio da educação financeira e de gestão
“Auxiliar o micro e pequeno empresário a gerir a sua empresa, através do planejamento estratégico e com ferramentas que o auxiliem nesta tarefa.” Assim resume Maria Teresa Fornea, diretora do Conglomerado Financeiro Barigui ao comentar o que motivou a criação do Amigo PME, projeto gratuito de educação financeira voltado para este público. “O objetivo é provocar uma mudança no comportamento dos empreendedores, através da educação financeira e de gestão”, afirma. O projeto está disponibilizando – por meio de vídeo-aulas, artigos e entrevistas – um conteúdo que irá ajudar o micro e pequeno empresário a administrar o negócio de maneira mais eficiente. Além disso, mensalmente são realizados encontros e workshops para auxiliar os empreendedores com dicas práticas e fáceis de serem aplicadas no dia a dia.
O programa se insere numa área em crescimento no país. Atualmente, existem no Brasil cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 2015 e patrocinada pelo Sebrae no país, cerca quatro em cada dez brasileiros já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. Além disso, o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios em junho registrou a melhor marca de 2016, atingindo 98 pontos, dois acima em relação a maio e um ponto a mais do que foi registrado em junho do ano passado.
Para atender esse público, além do conteúdo gratuito disponibilizado através do site amigopme.com.br, ao final do programa, as informações mais relevantes e os melhores “cases” vão ser compilados em um documentário. Além disso, todo os conteúdo gerado no Amigo PME vai permanecer disponível na plataforma online. “Queremos ajudar os empreendedores desde os temas mais simples até os mais complexos. A nossa ideia é criar uma curadoria de conteúdos e assim promover a educação financeira e de gestão desses empresários”, finaliza a diretora.








