Setor gráfico paranaense bate recorde de prêmios em evento nacional

graficas-premioO Paraná bateu o recorde de troféus ganhos na maior premiação brasileira do setor gráfico, o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, entregue em São Paulo, no último dia 22. Foram 14 troféus, recebidos por oito gráficas Ótima (4), Posigraf (2), Malires (2), Flink Print (2), Catuaí Print (1), Belton (1), Corgraf (1) e Hellograf (1).

Em sua 26.ª edição, o Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini consagra os melhores trabalhos gráficos produzidos em 18 categorias, como embalagens, folhetos, cadernos, rótulos, livros, cartões de visitas, catálogos, displays, entre outras. No total, foram 65 gráficas vencedoras.

Criado em 1991, a premiação é realizada pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional) e pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG). “É o prêmio mais reconhecido de nossa indústria gráfica e o maior da América Latina. São reconhecidos os trabalhos que se destacam pela inovação, comunicação e solução para os clientes. Este ano, contamos com 1.500 pessoas presentes, representando as 21 mil gráficas do Brasil, os 210 mil trabalhadores e 40 mil empresários”, enfatizou Levi Ceregato, presidente da Abigraf.

Para a diretora de Comunicação da Ótima, Fernanda Farias, os quatro troféus indicam que a empresa está no caminho certo na busca por diferenciação. “Investimentos muito em acabamento com alto valor agregado para que os produtos se destaquem. Isso tem feito a diferença para nossos clientes e os quatros prêmios mostram isso”.
Douglas Prata, do Marketing da Malires, avalia que a dedicação da empresa aos projetos dos clientes foi um dos motivos dos dois prêmios. “Muitas vezes o cliente tem ideia, mas não tem o conhecimento técnico para desenvolvê-la. Nos produtos com os quais ganhamos o Pini, ajudamos os clientes a aplicarem alguns conceitos gráficos que eles não teriam pensado em relação à usabilidade do produto”.

O presidente do Sigep (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná), Abilio Santana, esteve na solenidade de entrega do Fernando Pini, junto com o presidente da Abigraf-PR (Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Parana), Jair Leite. Santana voltou para casa carregando o troféu ganho por sua empresa, a Hellograf. “É uma premiação importante e ganhamos usando nossa tecnologia e inovação. Isso mostra que as empresas que investem em máquinas e em pessoas sempre estarão na frente dos concorrentes”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *