Antigos imóveis do Mercadorama se reinventam e são absorvidos por grandes marcas

Mercadorama da Praça Tiradentes é hoje o Mercado Matriz.

O saudoso Mercadorama, do lema “Nós servimos melhor”, marcou a história do Paraná por décadas. No último ano, algumas lojas da rede fecharam em Curitiba, mas seus antigos endereços, localizados em regiões estratégicas, continuam fomentando a economia local e atraindo grandes marcas nacionais e internacionais.

Quatro unidades do antigo Mercadorama que são administradas pela DCL Real Estate foram substituídas por novos e expoentes empreendimentos. A unidade da Praça Tiradentes, que funcionava desde 1970, com 2.560 mil m² foi substituída pelo Mercado Matriz, um modelo de supermercado que traz para o Centro da cidade aquele ambiente aconchegante de “mercado de bairro”.

O Mercadorama do Seminário dá espaço para as lojas Kalunga e Petz.

No Seminário, a loja de 3 mil m², que foi ocupada pelo Mercadorama por 23 anos, agora dá espaço para duas marcas de peso: Kalunga, do segmento de escritório, informática e papelaria, e Petz, a maior varejista de produtos para animais de estimação em número de lojas que escolheu um imóvel da DCL para abrir sua 50ª loja no país e a primeira em Curitiba. No Centro Cívico a novidade que está atraindo moradores e trabalhadores da região é a inauguração do Festval, mercado classe A que presenteou curitibanos com produtos selecionados, importados e de alta sofisticação. O Festval também abriu uma segunda unidade em outro endereço antigo do Mercadorama administrado pela DCL, no Champagnat e trabalha com o conceito de autosserviço para atrair consumidores.

A DCL trabalha constantemente na inovação dos seus empreendimentos imobiliários, se adequando à nova realidade urbana e necessidade de empresas e pessoas que residem nas cidades em que atua. Além das quatro lojas que foram substituídas, o antigo Armazém 1, construído na década de 1970 na antiga BR 116 para servir de estoque ao Mercadorama também precisou se reinventar. Com a realização da Linha Verde e mudança do perfil da Região Sul, hoje em pleno crescimento e demograficamente densa, o local deixou de receber cargas logísticas e passou a atender o consumidor final, inaugurando o primeiro self storage 24h do Brasil. A D-ESPAÇO, administrada pela DCL, completou dois anos no início de 2017 e comemora taxas de ocupação acima da meta estimada, o que revela o êxito da localização e aderência do consumidor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *