Termotécnica inova com bases de isopor para cultivo

A base para substrato pode ser utilizada como suporte para plantio de mudas em vasos.

O cultivo de frutas, legumes, verduras e flores passa por uma transformação focada no resultado. Os produtores precisam de uma colheita de extrema qualidade, em quantidades ampliadas e produzida em um espaço de tempo cada vez mais reduzido. É uma conta difícil, principalmente quando o processo depende da natureza. Em parceria com o Centro de Tecnologia e Treinamento EACEA, de Cunha (SP) (www.eacea.com.br), a Termotécnica apresenta a Base Universal para Substrato DaColheita.

É um sistema modular de suporte em EPS, produto conhecido como isopor®. Leve e de fácil montagem, oferece ergonomia na produção, isolamento térmico e combate à contaminação biológica, devido ao uso da nanotecnologia SafePack em sua composição, que reduz em 99,9% a ação de micro-organismos. Resultado de toda essa inovação: produtividade, qualidade do cultivo, versatilidade e sustentabilidade.

A Base para Substrato da Termotécnica pode ser utilizada como suporte para plantio de mudas em vasos ou em slabs, ou seja, bolsas abastecidas com substrato. Ao ser usada como canteiro para plantio em granel, destaca a economia em adubação e água por possuir canais que permitem coletar a solução nutritiva drenada e reutilizá-la. Pode ser instalada no solo ou em suportes elevados, em cultivo protegido ou convencional.

A inovação foi testada e homologada pela EACEA. O estudo técnico apontou economia no custo total da produção, relacionada principalmente à otimização de mão de obra, adubo e outros insumos, por possibilitar o reuso da solução nutritiva.

Soluções para o agronegócio

Além da base de substrato, a linha da DaColheita contempla bandejas para mudas e embalagens conservadoras em EPS. Desenvolvidas com tecnologia e designs próprios, as conservadoras ampliam o shelf-life da fruta, proporcionando menor perda de peso pela desidratação e mantendo o teor vitamínico por mais tempo. Já são utilizadas com sucesso por produtores do Vale do São Francisco. Em seu portfólio voltado ao agronegócio, a Termotécnica possui a caixa de abelhas MaisMel e o Upally – Solução em Movimentações Logísticas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *