Empresas B2B também devem cuidar da cibersegurança no Natal

Leonardo Barros.

Em tempos de circulação crescente de ransoware e malware, o mercado B2B deve ficar tão atento quanto o cliente final aos ataques cibernéticos ocorridos durante a época de Natal. Diante de um ataque, varejistas e atacadistas distribuidores podem sofrer com a perda temporária ou até mesmo permanente de dados importantes, com a interrupção de serviços regulares e a pior de todas: perdas financeiras associadas à restauração do sistema, custos legais e de TI. O cenário se agrava ainda mais se o ambiente de TI da empresa B2B for dentro de casa.

Já parou para pensar o que o sequestro de dados pode causar na distribuidora, no centro atacadista ou no supermercado? Só como primeiro exemplo, um ciberataque tem chances de fazer paradas bruscas em toda a operação do estabelecimento, que podem comprometer o andamento dos negócios, além de gerar uma imagem ruim e de desorganização para o seu cliente.

Uma boa medida preventiva é contar com o apoio terceirizado de um parceiro especializado, responsável por cuidar dos sistemas que suportam as rotinas do negócio, principalmente no período da alto tráfego, como o Natal. Este suporte envolverá desde a infraestrutura até às estratégias móveis e de segurança para que a equipe foque somente suas reais aptidões em atividades mais estratégicas – leia-se aqui os lucros provenientes da época mais lucrativa para o comércio brasileiro .

Os serviços prestados por uma provedora de TI também deixam o ambiente tecnológico mais seguro, impedindo a chegada de ameaças desconhecidas, aquelas que não conseguem ser barradas por sistemas tradicionais de defesa. A regra prática é ir além da simples varredura de primeiro nível.

Em eventos como o Natal, internet e segurança precisam andar lado a lado em prol da empresa. Neste caso, o fornecedor terá o importante papel de implementar e gerenciar uma plataforma de segurança capaz de bloquear os novos malwares e ransomwares, que se popularizam no Brasil e significam uma oportunidade valiosa para os agentes maliciosos se aproveitarem deste momento de fluxo intenso de compras para realizar os ataques.

Já imaginou não ter a visão dedicada de um especialista para barrar esta atuação maléfica? O caos estaria instaurado e o Natal viraria um show de horrores.

O artigo foi escrito por Leonardo Barros, que é diretor executivo da Reposit Tecnologia, provedora de soluções completas em gerenciamento de dados, especializada no atacado distribuidor e varejo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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