Carnaval: ainda dá tempo de fugir da folia viajando para fora sem mexer no bolso

O Brasil é o país do carnaval, mas nem todo brasileiro gosta da folia, e há aqueles que aproveitam a data para escapar dos grandes centros e buscar refúgio em lugares tranquilos. O feriado prolongado é oportunidade, inclusive, para uma viagem internacional. A ideia pode parecer um sonho distante, com a proximidade da data e o dólar em alta, mas há alternativa – e ainda dá tempo – para quem quer sair do país no carnaval sem prejudicar o bolso.

A solução é o compartilhamento de bagagens, mais uma iniciativa que incentiva a economia colaborativa. A dinâmica é simples. Por meio da plataforma Grabr, pessoas solicitam produtos importados. Quem está fazendo as malas para sair do país pode verificar os pedidos e aceitar as encomendas que pode/deseja trazer. Ainda por meio da plataforma é combinada uma recompensa para o viajante, e ali acontece toda transação financeira. Quando o viajante aceita um pedido de encomenda, o comprador faz o pagamento na plataforma. Mas o valor só será repassado ao viajante no momento da entrega, garantindo toda segurança da transação.

Ainda dá tempo

Em uma simulação realizada nesta segunda-feira (5), uma viagem partindo da cidade de São Paulo com destino a Miami (EUA) custa, em média, R$ 3.800 (incluindo passagem e hospedagem). Se o viajante optar por levar na mala para entregar aos compradores que moram lá nos EUA, por exemplo, um subwoofer, um iPhone7Plus, um Macbook e um carrinho de bebê e na volta trazer na mala para entregar aos compradores brasileiros produtos como Playstation, um notebook MSI, um tênis da marca The North Face, um iPhone 8 Plus, um Apple Watch e uma câmara GoPro, no final, a soma de suas recompensas, feita a conversão, equivalerão a cerca de R$ 3.800,00, cobrindo assim os custos da viagem, tornando a experiência como um todo muito mais valiosa e vantajosa, tanto para quem compra como para o viajante que está entregando o produto. Há também uma gratificação da plataforma no valor de US$ 100 para o viajante que somar em uma única viagem 10 produtos compartilhados na mala.

“O objetivo da Grabr é romper fronteiras, permitindo que as pessoas, independente de onde estejam, tenham acesso aos seus produtos favoritos. Para o viajante, estar na plataforma é uma maneira segura de fazer uma renda extra e para o comprador é uma maneira de economizar e ter acesso aos produtos de forma mais rápida e segura”, afirma Michele Chahin, embaixadora da marca no Brasil.

Sobre a Grabr

Disponível nos formatos de app e desktop, a plataforma permite que viajantes monetizem suas viagens através do programa de recompensa, ou seja, ao trazer produtos dentro do espaço livre de suas bagagens, o usuário recebe uma bonificação, tornando sua experiência única de troca cultural e financeira.

Presente em 120 países e agora também no Brasil, a Grabr hoje possui ao redor do mundo mais de 350 mil usuários entre compradores e viajantes. Criada em 2015 em São Francisco – EUA pelos russos Daria Rebenok e Artem Fedyaev, a empresa teve no ano passado um faturamento de cerca de 7 milhões de dólares e agora chega a América do Sul onde enxerga um grande potencial de mercado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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