Empreendedores buscam novas alternativas para redução de custos

Cerca de 60% dos clientes dos self storages são empresários que administram e-commerces.

O empreendedorismo parece ser a aposta para driblar a crise e o número reduzido de vagas de trabalho. Segundo levantamento da Serasa Experian, entre janeiro e maio de 2017, 955.368 novos negócios foram instalados no país, sendo 79,2% deles de microempreendedores individuais (MEIs). Mas, para sobreviver num mercado desafiador e competitivo, as empresas precisam planejar bem cada um de seus custos.

O alto custo do metro quadrado dos imóveis, principalmente nas grandes cidades, está fazendo com que os imóveis sejam cada vez menores. Esse pode ser um fator impeditivo para o crescimento, ou mesmo o nascimento, de um negócio que necessite armazenar produtos ou matéria-prima para produção. A solução que muitas empresas têm encontrado é a utilização das self storages, empreendimento já consolidado no exterior e que vem crescendo no Brasil.

Atualmente, são cerca de 200 self storages no Brasil e o mercado tem crescido cerca de 5% ao ano, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass). O motivo do sucesso é a possibilidade de adequação às mais diversas necessidades, com valores acessíveis e facilidade para contratação. O locatário escolhe um box conforme metragem necessária contratando apenas o espaço que realmente vai precisar; e sem se preocupar com valores como condomínio, IPTU, luz e água. Outra vantagem é não precisar de fiador, além da flexibilidade de prazos já que os contratos são mensais.

Em Curitiba, a Espaço A+, self storage que acaba de completar um ano de atuação, comemora os resultados do empreendimento. “Embora o conceito ainda seja relativamente novo no mercado, os empresários já estão visualizando os benefícios e aderindo a essa opção. Fechamos o primeiro ano com um crescimento 20% acima do esperado”, revela Almir W. Parigot de Souza, um dos sócios-proprietários da Espaço A+.

Cerca de 60% dos clientes são formados por empresários que administram e-commerces, trabalham com representação e revenda de produtos ou prestam serviços sob demanda. Alguns desses empresários administram a empresa utilizando espaços de coworking, locando imóvel apenas para a área administrativa ou fazendo home office. É o caso da empresária Juliana Finger Varela, que trabalha como representante de vendas e marketing da Educatius Group, empresa que promove intercâmbio internacional. “Eu trabalho em casa, mas necessito de espaço para guardar material de divulgação. Até ano passado, utilizava uma área na casa de minha mãe, o que acabava gerando transtornos. Optei pela locação de box pela conveniência e, principalmente, pela localização. Posso retirar os materiais quando preciso e com agilidade”, comenta.

Empresas com maior sazonalidade no volume de estoque têm ainda mais vantagem no formato de contratação pois podem optar por locar mais boxes apenas quando necessário. O valor para locação do m2 gira em torno de R$ 70,00 e o cliente conta ainda com serviços de monitoramento em tempo integral e seguro complementar, a preço acessível, vantagens que podem fazer a diferença na planilha de custos de um negócio.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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