Como gerar mais oportunidades de negócio e vendas no carnaval

Gabriela Santana.

O período do ano que muita gente esperava está chegando! Foliões saem às ruas para se divertir e isso, inclusive, atrai muitos visitantes de outras regiões e até mesmo de fora do Brasil. Toda essa diversão também é vista com bons olhos pelos empreendedores, que enxergam uma grande oportunidade para alavancar as vendas no Carnaval. Festas e muita diversão já estão garantidas na agenda, mas também é possível utilizar esse período para garantir boas vendas. Esse aumento no fluxo de pessoas gera uma enorme movimentação financeira, em diferentes setores.

No ano passado, só no estado de São Paulo, o montante gerado chegou a R$ 1,5 bilhão, valor divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos, ABEOC Brasil. Já Salvador, destino escolhido por dois milhões de turistas, segundo dados divulgados na Revista do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, movimentou R$ 2 bilhões.

No Rio de Janeiro, cidade mais requisitada durante o período de Carnaval no país, o público de rua chegou a quase 6 milhões de pessoas. Só na rede hoteleira, a renda foi de aproximadamente R$ 3 bilhões, segundo dados da Riotur. Para este ano, a projeção também é bastante animadora para as empresas que desejam fazer boas vendas no Carnaval. No Rio, apenas em patrocínio, o estimado é que sejam alcançados R$ 56 milhões em cotas de empresas como Uber e Ambev.

Mas como todos esses dados podem ser interpretados nos negócio? Será que uma empresa, mesmo sendo pequena ou de médio porte, pode aproveitar as oportunidades para gerar mais lucro? Sim.

Os recursos proporcionados pelo Marketing Digital podem fazer qualquer tipo de negócio conquistar ótimos resultados, seja por vendas em uma loja física ou por meio de uma loja virtual. Isso porque ele oferece estratégias que permitem um enorme alcance, aliado a um poder de segmentação do público-alvo e à capacidade de mensurar cada resultado.

Dentro das redes sociais é possível criar campanhas de anúncios. Assim, é possível apresentar os produtos a um grande número de pessoas, direcionando os visitantes até a loja física ou disponibilizando o site para as compras na loja online.

Outra possibilidade é investir em Marketing de Conteúdo. Nessa estratégia, a marca cria e compartilha conteúdos relevantes ao seu público, ajudando a entender melhor as necessidades e buscar as soluções mais adequadas no mercado. Como resultado, conquista credibilidade e pode se tornar uma referência para os consumidores.

Empresas do ramo de hotelaria, turismo, têxtil (fantasias), cosméticos (habemus glitter), transporte – alô locadoras de vans e carros para passeios, bebidas,e alimentos podem ter um enorme aumento nas vendas durante o período. Para tanto, os empreendedores devem pensar nas demandas e necessidades dos foliões, bem como naqueles que querem distância do barulho e agitação.

Uma boa tática é desenvolver produtos personalizados para as festas — basta lembrar que muita gente não abre mão das fantasias para curtir a folia. Outro mercado que sai fortalecido é o de bebidas, pois o consumo de álcool aumenta consideravelmente, o que representa aumento dos lucros para donos de bares, restaurantes ou distribuidores.

Para oferecer uma opção de sossego aos mais reservados, pousadas e hotéis podem criar anúncios mostrando como tudo será preparado para que os dias de lazer sejam tranquilos e relaxantes.

Os blocos são verdadeiras atrações para os foliões e têm o poder de juntar muita gente. Sem falar que o Carnaval de rua é uma grande festa que conta com apresentações de diferentes estilos. Uma excelente dica é tentar estabelecer parcerias com os blocos carnavalescos, em formas de patrocínio. Como muitos desses blocos dependem de ajuda financeira das empresas para cobrir os custos, marcas podem tentar essa possibilidade em troca da exposição e direcionamento do público para os seus produtos.

Se as vendas são feitas em uma loja física, entre no clima e crie toda a decoração para a data, isso atrairá as pessoas para o interior do estabelecimento. Se a atuação ocorrer na internet, também é possível utilizar a estratégia criando um design específico para o evento.

Por fim, aproveite!

O artigo foi escrito por Gabriela Santana, que é gerente de marketing LATAM da ReachLocal e possui mais de 10 anos de experiência em marketing, publicidade e comunicação corporativa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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