Setor de alimentação é um dos mais procurados pelos novos empreendedores, que devem estar atentos à alta concorrência
Com o desemprego em alta e a dificuldade de uma recolocação, muitos trabalhadores partiram nestes dois últimos anos para o empreendedorismo, sendo que o setor de alimentação foi um dos mais procurados. No entanto, para que o novo negócio consiga êxito o futuro empreendedor deve estudar bastante esse mercado, delimitando a região geográfica a ser trabalhada, ou seja, analisar o ponto, fazer a contagem de pessoas que passam no local escolhido, visitar negócios similares e concorrentes e estudar a melhor estratégia para divulgar o negócio, bem como atingir o público-alvo.
Segundo o coordenador acadêmico de MBA em Empreendedorismo da FGV, Marcus Quintella, o empreendedor da área de alimentação não pode se esquecer também de fazer um levantamento dos trâmites legais para abrir o negócio, bem como saber quais são as exigências sanitárias e ambientais, as posturas municipais e a aprovação do corpo de bombeiros. Ainda nesta área é preciso ter habilidade para selecionar a equipe de trabalho e saber manter os profissionais motivados, satisfeitos e fidelizados. Além disso, o conhecimento dos melhores fornecedores será fundamental para a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
Outro ponto fundamental é buscar o equilíbrio entre os custos de produção e a formação de preços. Neste sentido, o empreendedor deve conhecer bem os seus custos de produção e as despesas fixas e variáveis. Só assim dá para ter uma boa estimativa das receitas futuras para formar preços que não causem prejuízos.
O novo empreendimento também precisará de um investimento inicial para o marketing de lançamento do produto ou serviço. Atualmente, para orçamentos mais modestos, a internet pode ser uma boa estratégia de divulgação, por meio das redes sociais e mídias especializadas.
Eu fiz uma pesquisa junto ao portal Empresômetro e constatei que Curitiba é a quinta cidade brasileira com maior número de empresas ativas do Brasil, com trezentos e nove mil estabelecimentos em atividades. Só neste início de ano, foram abertas 3.269 empresas. Em termos de Paraná, o setor de alimentação é o segundo com maior número de empresas. Só para se ter uma ideia, são 41 mil lanchonetes, 20.789 restaurantes e 15.400 bares. Portanto, é um segmento muito concorrido e quem quer se destacar, tem que apresentar diferenciais.