Setor de alimentação é um dos mais procurados pelos novos empreendedores, que devem estar atentos à alta concorrência

Só em Curitiba estão em funcionamento 41 mil lanchonetes.

Com o desemprego em alta e a dificuldade de uma recolocação, muitos trabalhadores partiram nestes dois últimos anos para o empreendedorismo, sendo que o setor de alimentação foi um dos mais procurados. No entanto, para que o novo negócio consiga êxito o futuro empreendedor deve estudar bastante esse mercado, delimitando a região geográfica a ser trabalhada, ou seja, analisar o ponto, fazer a contagem de pessoas que passam no local escolhido, visitar negócios similares e concorrentes e estudar a melhor estratégia para divulgar o negócio, bem como atingir o público-alvo.

Segundo o coordenador acadêmico de MBA em Empreendedorismo da FGV, Marcus Quintella, o empreendedor da área de alimentação não pode se esquecer também de fazer um levantamento dos trâmites legais para abrir o negócio, bem como saber quais são as exigências sanitárias e ambientais, as posturas municipais e a aprovação do corpo de bombeiros. Ainda nesta área é preciso ter habilidade para selecionar a equipe de trabalho e saber manter os profissionais motivados, satisfeitos e fidelizados. Além disso, o conhecimento dos melhores fornecedores será fundamental para a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Outro ponto fundamental é buscar o equilíbrio entre os custos de produção e a formação de preços. Neste sentido, o empreendedor deve conhecer bem os seus custos de produção e as despesas fixas e variáveis. Só assim dá para ter uma boa estimativa das receitas futuras para formar preços que não causem prejuízos.

O novo empreendimento também precisará de um investimento inicial para o marketing de lançamento do produto ou serviço. Atualmente, para orçamentos mais modestos, a internet pode ser uma boa estratégia de divulgação, por meio das redes sociais e mídias especializadas.

Eu fiz uma pesquisa junto ao portal Empresômetro e constatei que Curitiba é a quinta cidade brasileira com maior número de empresas ativas do Brasil, com trezentos e nove mil estabelecimentos em atividades. Só neste início de ano, foram abertas 3.269 empresas. Em termos de Paraná, o setor de alimentação é o segundo com maior número de empresas. Só para se ter uma ideia, são 41 mil lanchonetes, 20.789 restaurantes e 15.400 bares. Portanto, é um segmento muito concorrido e quem quer se destacar, tem que apresentar diferenciais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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