Mais de 84 mil marcas foram expostas na mídia em 2017

Levantamento realizado pela Kantar IBOPE Media, que monitora a publicidade nos principais mercados do país, aponta que a compra de espaços em mídia nos meios e veículos aferidos pela empresa movimentou o equivalente a R$134 bilhões em valores publicitários brutos em 2017. “Observamos uma pequena retração no espaço ocupado em alguns meios, porém constatamos uma presença maior de marcas expostas na mídia no último ano”, comenta Rita Romero, diretora de Business Insights and Development da empresa.

A partir do monitoramento de cerca de 700 veículos, foram contabilizadas 84.320 marcas em 2017, um volume 1,4% superior ao registrado em 2016. “A manutenção dos investimentos nos períodos de recessão colocam essas marcas em posição de destaque na lembrança do consumidor. A retomada no crescimento dos indicadores econômicos e a realização da Copa do Mundo apontam uma perspectiva positiva para o mercado publicitário neste ano”, explica a diretora.

Desempenho dos Meios

A TV atraiu a maior parte da verba destinada para a compra de espaço publicitário, absorvendo 72% dos valores publicitários brutos no período, considerando TV aberta, TV por assinatura e merchandising.

Os investimentos destinados para formatos digitais seguem em ascensão. Os valores apurados nos formatos Display (em desktops) e Search alcançaram R$6,2 bilhões em valores publicitários brutos, um crescimento de 9%. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelo montante destinado aos links patrocinados, que registrou alta de 91% em relação ao ano anterior.

“Para este ano, teremos um incremento em mais de 100% na quantidade de sites monitorados, saltando de 124 para cerca de 250 veículos online. Também estamos trabalhando para incluir campanhas programáticas e novas plataformas e formatos em nossa oferta para análise de mídia digital, como mobile, vídeos e apps”, explica Rita.

O Out Of Home (OOH) foi outro meio que apresentou crescimento em 2017, registrando alta de 38% e atingindo R$3,9 bilhões em valores publicitários brutos. Nesse resultado temos a inclusão de aeroportos, que contribuiu com 11% desse aumento na cobertura da mídia exterior, representada por grandes empresas atuantes neste setor, como Coletiva, Eletromidia e JCDecaux.

O Rádio, que também passou a contar com uma nova cobertura em 2017, a partir da inclusão de Florianópolis, Goiânia e Vitória nas praças aferidas, e teve seu período de monitoramento diário ampliado de 12 para 16 horas por dia, alcançou R$6 bilhões em valores publicitários brutos, um crescimento de 24%. A contribuição dos novos mercados e a ampliação no período de coleta representam 19% desse total.

Diferente de anos anteriores, em que a mídia impressa apresentou retração em seus números, Jornal e Revista tiveram uma leve recuperação e mantiveram o patamar de investimento aferido em 2016, com 2% e 0% de variação respectivamente. Entretanto, observou-se um aumento nos investimentos em formatos especiais de ambos os meios. As verbas destinadas para informes publicitários em jornal e revista tiveram uma alta de 60% e 41%, nessa ordem.

O mesmo comportamento pode ser observado na compra de espaço publicitário destinado ao Cinema, que também apresentou crescimento de 2%, enquanto que os investimentos em salas premium subiram 15%. Para 2018, a Kantar IBOPE Media, em uma ação conjunta com as redes Flix Media, Kinomaxx e Preshow, promoverá um incremento na cobertura de regiões e salas monitoradas.

A Kantar IBOPE Media ressalta que os valores reportados são baseados no espaço ocupado pelos anunciantes e na tabela de preço dos veículos, sem qualquer redução resultante de descontos negociados entre as partes. Portanto, não representam os investimentos reais de agências e anunciantes com a compra de espaços de mídia, da mesma forma que não equivalem ao faturamento real obtido pelos veículos com a comercialização de seus inventários.

Para facilitar a compreensão dos números reportados, a Kantar IBOPE Media passa a representar os valores estimados em compra de mídia como “valores publicitários brutos” ou GAV – Gross Advertising Value. Mais detalhes sobre como os investimentos são estimados estão no paper “Gross Advertising Value – GAV: a métrica para representar os gastos com compra de espaço publicitário”, disponível no site da empresa.

O estudo Retrospectiva e Perspectiva 2017 – que traz informações completas e detalhadas sobre os setores, categorias de produtos, mercados e anunciantes que se destacaram no ano – será disponibilizado em março pela Kantar IBOPE Media.

Ranking das Agências

A lista das 50 maiores agências de publicidade do Brasil em 2017, de acordo com a compra de espaços publicitários realizados pelos anunciantes, já está disponível no site da Kantar IBOPE Media. A Y&R continua na liderança do ranking, tendo sido responsável por movimentar R$ 3,9 bilhões em valores publicitários brutos. Em seguida, aparecem My Agência, Publicis PBC Comunicação, África e Talent Marcel.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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