Três soluções para salvar arquivos e ter bom funcionamento do smartphone de volta

José Alves Braga Neto, fundador da plataforma nerd2.me.

Seu celular sempre trava e apresenta a mensagem de “pouco espaço de armazenamento”? Com certeza, o excesso de fotos, vídeos e outros arquivos têm uma parcela de culpa. Afinal, se ele estiver com mais de 70% do espaço utilizado, por mais potentes que sejam a memória e o processador, provavelmente, ficará bastante lento. Para solucionar esse problema, consultamos José Alves Braga Neto, fundador da plataforma nerd2.me, especializada em suporte técnico para dispositivos móveis. A dica de ouro, de acordo com ele, é: faça limpezas pelo menos uma vez ao mês. “Exclua o que não for mais necessário e transfira o que for relevante para plataformas de nuvem on-line”, aconselha Braga Neto. “Além de manter o bom funcionamento do smartphone, esse sistema também evita a perda dos componentes, pois estará sempre disponível on-line, de qualquer dispositivo que você acessar”, complementa.

O especialista listou algumas das alternativas que podem ser usadas a seu favor nesse sentido:

Google Drive: Um dos pontos positivos em escolher o produto da Google, é que ele está integrado juntamente com suas contas e dispositivos. Caso o seu telefone móvel seja Android, o programa já vem instalado. Essa opção oferece 15GB gratuitos, sendo possível organizar em pastas e compartilhar com outros usuários. Quer um plus? Por apenas US$ 1,99 é possível ter 100 GB para guardar milhares de fotografias, tranquilamente.

DropBox: Um dos preferidos e mais antigos no segmento, o DropBox é compatível com praticamente todos os sistemas. Apesar de ceder apenas 2GB gratuitamente, tem uma proposta diferente: quanto mais pessoas você indicar para usar o serviço, mais espaço ganha. O ponto negativo é que não disponibiliza ferramentas que permitem editar arquivos diretamente do site, diferentemente do Google Drive. Sendo assim, caso queira mudar um texto no Word, por exemplo, o usuário deve baixar o item e depois upar novamente.

iCloud: Com ótimas funcionalidades, o iCloud é exclusivo para clientes da Apple. Com isso, caso queira usar, é necessário ter um iPhone e iPad, sendo que pelo Macbook é possível apenas visualizar o que está hospedado na nuvem. O cliente tem apenas 5GB para usá-lo de graça, mas pode fazer um upgrade por apenas US$ 0,99 e desfrutar de mais 45GB.

Outras dicas da nerd2.me:

– Ao invés de baixar músicas, séries e filmes no aparelho, prefira usar serviços de streaming como o Netflix e Spotify, que consomem menos;
– Excluir componentes e aplicativos pode ser um tanto perigoso para quem não entende totalmente de tecnologia. Por isso, o Clean Master pode ser uma boa saída. O app limpa tudo aquilo que é desnecessário e o otimiza.
– Está em muitos grupos no WhatsApp? Uma dica é desativar a função que permite fazer download automático dos documentos compartilhados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *