Três soluções para salvar arquivos e ter bom funcionamento do smartphone de volta
Seu celular sempre trava e apresenta a mensagem de “pouco espaço de armazenamento”? Com certeza, o excesso de fotos, vídeos e outros arquivos têm uma parcela de culpa. Afinal, se ele estiver com mais de 70% do espaço utilizado, por mais potentes que sejam a memória e o processador, provavelmente, ficará bastante lento. Para solucionar esse problema, consultamos José Alves Braga Neto, fundador da plataforma nerd2.me, especializada em suporte técnico para dispositivos móveis. A dica de ouro, de acordo com ele, é: faça limpezas pelo menos uma vez ao mês. “Exclua o que não for mais necessário e transfira o que for relevante para plataformas de nuvem on-line”, aconselha Braga Neto. “Além de manter o bom funcionamento do smartphone, esse sistema também evita a perda dos componentes, pois estará sempre disponível on-line, de qualquer dispositivo que você acessar”, complementa.
O especialista listou algumas das alternativas que podem ser usadas a seu favor nesse sentido:
Google Drive: Um dos pontos positivos em escolher o produto da Google, é que ele está integrado juntamente com suas contas e dispositivos. Caso o seu telefone móvel seja Android, o programa já vem instalado. Essa opção oferece 15GB gratuitos, sendo possível organizar em pastas e compartilhar com outros usuários. Quer um plus? Por apenas US$ 1,99 é possível ter 100 GB para guardar milhares de fotografias, tranquilamente.
DropBox: Um dos preferidos e mais antigos no segmento, o DropBox é compatível com praticamente todos os sistemas. Apesar de ceder apenas 2GB gratuitamente, tem uma proposta diferente: quanto mais pessoas você indicar para usar o serviço, mais espaço ganha. O ponto negativo é que não disponibiliza ferramentas que permitem editar arquivos diretamente do site, diferentemente do Google Drive. Sendo assim, caso queira mudar um texto no Word, por exemplo, o usuário deve baixar o item e depois upar novamente.
iCloud: Com ótimas funcionalidades, o iCloud é exclusivo para clientes da Apple. Com isso, caso queira usar, é necessário ter um iPhone e iPad, sendo que pelo Macbook é possível apenas visualizar o que está hospedado na nuvem. O cliente tem apenas 5GB para usá-lo de graça, mas pode fazer um upgrade por apenas US$ 0,99 e desfrutar de mais 45GB.
Outras dicas da nerd2.me:
– Ao invés de baixar músicas, séries e filmes no aparelho, prefira usar serviços de streaming como o Netflix e Spotify, que consomem menos;
– Excluir componentes e aplicativos pode ser um tanto perigoso para quem não entende totalmente de tecnologia. Por isso, o Clean Master pode ser uma boa saída. O app limpa tudo aquilo que é desnecessário e o otimiza.
– Está em muitos grupos no WhatsApp? Uma dica é desativar a função que permite fazer download automático dos documentos compartilhados.