InPAR e Fiep recebem missão internacional de resíduos

O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) receberam nesta quinta-feira (1°), em Curitiba, a comitiva da Missão Internacional Portugal-Brasil Águas & Resíduos. A reunião foi realizada durante a manhã, no Campus da Indústria da Fiep. O grupo chegou ao Brasil no dia 27 de janeiro, passou por Niterói, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), e permanece até 3 de fevereiro em Curitiba (PR), onde participa de reuniões temáticas bilaterais entre as entidades e empresas envolvidas na iniciativa. O objetivo é dar continuidade às articulações institucionais e de cooperação técnica nas áreas de meio ambiente, saneamento e gestão de resíduos sólidos já iniciadas.

Para o presidente do InPAR, Rommel Barion, o encontro é importante para estreitar as relações com Portugal no setor de resíduos sólidos. “Eles são uma referência para o Brasil, embora as realidades portuguesa e europeia sejam diferentes da nossa. Em dezembro, estivemos em uma missão em Portugal e agora daremos continuidade, queremos desenvolver projetos tendo em vista uma visão sistêmica da logística reversa no contexto brasileiro”, diz.

Em cinco anos, Portugal eliminou todos os lixões e é considerado um caso de sucesso em todo o mundo, como reforçou no evento o secretário de Estado do Ambiente de Portugal (Seamb), Carlos Martins. “Essa política foi concretizada com as mais modernas tecnologias, com vistas a transformar resíduos em recursos, e tem sido muito procurada por países de todo o mundo. Termos o idioma em comum com o Brasil facilita o intercâmbio e, no caso do Paraná, tivemos uma recepção muito boa”, comenta.

O secretário destacou como positivas as orientações envolvidas no projeto do InPAR e considera que o instituto está empenhado em construir soluções robustas para o estado. “O meio ambiente era tido como um inimigo da economia pelos empresários. Hoje, felizmente, já entendem que a ‘economia verde’ é geradora de oportunidades para as empresas. Espero que, no futuro, toda a economia seja verde, para que o mundo seja sustentável”, conclui.

Nesse contexto, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, afirmou que o InPAR desempenha um importante papel como articulador das empresas e sindicatos na implantação da logística reversa. “Como Portugal já tem expertise e um plano bem instalado, essa troca de experiências nos faz crer que estamos no caminho, por nossa proatividade. Mas queremos que ao longo de 2018 este tema da sustentabilidade seja debatido com os candidatos ao governo do estado e especialmente à presidência da república”, declarou.

As entidades anfitriãs da missão no Paraná são: Fiep, InPAR, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Paraná Cidade, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Instituto das Águas do Paraná. Entre os participantes da comitiva oficial portuguesa estão o secretário Carlos Martins e o chefe de gabinete da Seamb, Artur Cabeças; o presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (Ersar), Orlando Borges; a diretora da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Inês Diogo, entre outros representantes de entidades e empresas.

Crédito da foto – Gelson Bampi.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *