InPAR e Fiep recebem missão internacional de resíduos
O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) receberam nesta quinta-feira (1°), em Curitiba, a comitiva da Missão Internacional Portugal-Brasil Águas & Resíduos. A reunião foi realizada durante a manhã, no Campus da Indústria da Fiep. O grupo chegou ao Brasil no dia 27 de janeiro, passou por Niterói, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), e permanece até 3 de fevereiro em Curitiba (PR), onde participa de reuniões temáticas bilaterais entre as entidades e empresas envolvidas na iniciativa. O objetivo é dar continuidade às articulações institucionais e de cooperação técnica nas áreas de meio ambiente, saneamento e gestão de resíduos sólidos já iniciadas.
Para o presidente do InPAR, Rommel Barion, o encontro é importante para estreitar as relações com Portugal no setor de resíduos sólidos. “Eles são uma referência para o Brasil, embora as realidades portuguesa e europeia sejam diferentes da nossa. Em dezembro, estivemos em uma missão em Portugal e agora daremos continuidade, queremos desenvolver projetos tendo em vista uma visão sistêmica da logística reversa no contexto brasileiro”, diz.
Em cinco anos, Portugal eliminou todos os lixões e é considerado um caso de sucesso em todo o mundo, como reforçou no evento o secretário de Estado do Ambiente de Portugal (Seamb), Carlos Martins. “Essa política foi concretizada com as mais modernas tecnologias, com vistas a transformar resíduos em recursos, e tem sido muito procurada por países de todo o mundo. Termos o idioma em comum com o Brasil facilita o intercâmbio e, no caso do Paraná, tivemos uma recepção muito boa”, comenta.
O secretário destacou como positivas as orientações envolvidas no projeto do InPAR e considera que o instituto está empenhado em construir soluções robustas para o estado. “O meio ambiente era tido como um inimigo da economia pelos empresários. Hoje, felizmente, já entendem que a ‘economia verde’ é geradora de oportunidades para as empresas. Espero que, no futuro, toda a economia seja verde, para que o mundo seja sustentável”, conclui.
Nesse contexto, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, afirmou que o InPAR desempenha um importante papel como articulador das empresas e sindicatos na implantação da logística reversa. “Como Portugal já tem expertise e um plano bem instalado, essa troca de experiências nos faz crer que estamos no caminho, por nossa proatividade. Mas queremos que ao longo de 2018 este tema da sustentabilidade seja debatido com os candidatos ao governo do estado e especialmente à presidência da república”, declarou.
As entidades anfitriãs da missão no Paraná são: Fiep, InPAR, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Paraná Cidade, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Instituto das Águas do Paraná. Entre os participantes da comitiva oficial portuguesa estão o secretário Carlos Martins e o chefe de gabinete da Seamb, Artur Cabeças; o presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (Ersar), Orlando Borges; a diretora da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Inês Diogo, entre outros representantes de entidades e empresas.
Crédito da foto – Gelson Bampi.